O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, afirmou nesta segunda-feira (13) que é muito difícil fazer ricos pagarem impostos no Brasil. Barreirinhas ressaltou que se refere a quem não produz, pessoas que "nunca trabalharam", vivem de renda e "pagam menos imposto que um professor". Ele defendeu a aprovação de medidas que promovam a justiça tributária.
"É muito difícil fazer os ricos pagarem imposto, quem tem mais condição de pagar imposto… Eu não estou falando de quem produz, estou falando de quem não produz, pessoas que, muitas vezes, nunca trabalharam na vida, vivem de renda e pagam menos imposto que um professor, qual é a justiça disso?", disse o secretário durante o Congresso Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita.
A equipe econômica tem trabalhado em propostas para aumentar a arrecadação. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defende a meta fiscal de déficit zero em 2024, entretanto, a ala política do governo Lula quer flexibilizar a meta. Barreirinhas criticou o corte de recursos em áreas como a saúde para atingir a meta.
“Cortar a merenda, cortar medicamentos para atingir a meta fiscal é fácil, difícil é fazer rico pagar imposto. Nós invertemos essa lógica. E é difícil mesmo… Não é nem uma questão de quanto vai ser arrecadado. É uma questão de justiça. Nós devemos isso à população brasileira. Temos que avançar na justiça fiscal”, afirmou.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast