Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Previsão

Economistas apostam em alta da Selic

Economistas ouvidos pelo Banco Central (BC) projetam um novo aumento de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros da economia, a Selic, em abril. Isso levaria a Selic a 11% ao ano, seguindo com a tendência de alta. A previsão consta da pesquisa Focus, feita semanalmente pelo BC.

Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), a taxa de juros foi elevada para 10,75% ao ano, através de um aumento de 0,25 ponto percentual. Até então, os aumentos estavam seguindo o ritmo de 0,5 ponto percentual.

Antes, o mercado estava dividido sobre um novo aperto monetário em dezembro. No entanto, os entrevistados pelo BC mantiveram as previsões para o ano que vem. Segundo os economistas, a Selic passaria para 11,5% ao ano em janeiro. E chegaria a 12% ao ano em abril do ano que vem.

Entre outubro de 2012 e abril de 2013, a Selic esteve no patamar mais baixo da história, a 7,25% ao ano. Desde então, o Copom tem aumentado a taxa de juros, na tentativa de reduzir a inflação – juros baixos, por permitirem o acesso fácil ao crédito, promovem o consumo e o aumento de preços.

PIB

Mesmo após o crescimento surpreendente no fim do ano passado, os analistas do mercado financeiro diminuíram a projeção para a expansão da economia neste ano. De acordo com a pesquisa semanal do BC junto a instituições financeiras, a estimativa caiu de 1,7% para 1,68%. O pessimismo dos economistas tem um foco: a indústria. A perspectiva de crescimento do setor desabou de 1,8% para 1,57%. Foi a terceira semana de seguida de queda.

Por outro lado, a expectativa para a inflação neste ano voltou a subir levemente. Passou de 6% para 6,01%. A meta para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é de 4,5% neste ano com uma margem de tolerância de 2 pontos percentuais.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.