Economistas ouvidos pelo Banco Central (BC) projetam um novo aumento de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros da economia, a Selic, em abril. Isso levaria a Selic a 11% ao ano, seguindo com a tendência de alta. A previsão consta da pesquisa Focus, feita semanalmente pelo BC.
Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), a taxa de juros foi elevada para 10,75% ao ano, através de um aumento de 0,25 ponto percentual. Até então, os aumentos estavam seguindo o ritmo de 0,5 ponto percentual.
Antes, o mercado estava dividido sobre um novo aperto monetário em dezembro. No entanto, os entrevistados pelo BC mantiveram as previsões para o ano que vem. Segundo os economistas, a Selic passaria para 11,5% ao ano em janeiro. E chegaria a 12% ao ano em abril do ano que vem.
Entre outubro de 2012 e abril de 2013, a Selic esteve no patamar mais baixo da história, a 7,25% ao ano. Desde então, o Copom tem aumentado a taxa de juros, na tentativa de reduzir a inflação juros baixos, por permitirem o acesso fácil ao crédito, promovem o consumo e o aumento de preços.
PIB
Mesmo após o crescimento surpreendente no fim do ano passado, os analistas do mercado financeiro diminuíram a projeção para a expansão da economia neste ano. De acordo com a pesquisa semanal do BC junto a instituições financeiras, a estimativa caiu de 1,7% para 1,68%. O pessimismo dos economistas tem um foco: a indústria. A perspectiva de crescimento do setor desabou de 1,8% para 1,57%. Foi a terceira semana de seguida de queda.
Por outro lado, a expectativa para a inflação neste ano voltou a subir levemente. Passou de 6% para 6,01%. A meta para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é de 4,5% neste ano com uma margem de tolerância de 2 pontos percentuais.