Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Boletim

Educação hi-tech

 | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

No mercado há quatro anos, desde 2009, a escola Próximo Passo oferece cursos preparatórios com foco na área de concursos públicos. A empresa é mantida pela Associação Paranaense de Cultura, uma divisão do Grupo Marista. Na unidade localizada no centro da capital, a instituição preparou mais de 500 alunos, com uma equipe de 30 professores, na modalidade presencial. O curso mantém parceria com o Centro de Integração Empresa Escola do Paraná (CIEE) para facilitar a entrada dos alunos no mercado de trabalho, e agora resolveu inovar na oferta de material didático para os estudantes. Para isso, lançou uma série de apostilas para tablets, como parte da estratégia para entrar no segmento de educação a distância, conforme o diretor Rodrigo Barros Leal (foto) contou ao repórter Igor Castanho.

O que levou o grupo a investir nessa área?

Percebemos que, mesmo o fenômeno dos tablets sendo muito recente, já existe demanda muito grande pelo seu uso. A utilização dessa interface traz benefícios que não encontramos nas apostilas impressas, como a segurança contra cópias não autorizadas. Outro ponto positivo é a possibilidade de acesso para pessoas que não conseguiriam fazer um curso presencial, seja pela falta de oferta ou pela localização geográfica. Prova disso é que a primeira apostila foi adquirida por um usuário da Inglaterra.

Quais as vantagens da apostila no tablet?

Uma grande vantagem é a de custos reduzidos em mais de 70%, pois não há gastos com impressão e distribuição. As apostilas estão sendo vendidas ao preço de US$ 9,99 na Apple Store (loja de aplicativos para o modelo iPad) e o material conta com mais recursos, como links, animações e recursos de áudio e vídeo. A qualidade das imagens e da editoração também é superior à do material impresso.

Como foi a preparação do material?

Os professores vêm há dois anos preparando conteú­dos específicos para esse formato, recebendo inclusive um acréscimo na remuneração para desenvolver os conteúdos. O processo ocorreu de forma natural, pois já temos uma plataforma para o compartilhamento do conteúdo multimídia. Os últimos quatro meses foram dedicados à inserção do material na loja da Apple.

Quais os próximos planos do grupo nesse segmento?

Pretendemos ampliar a oferta de apostilas, que por enquanto estão restritas à preparação para concursos públicos. Também já estamos cadastrando a apostila para o sistema Android, utilizado em muitos modelos. E em até dois meses esperamos oferecer uma plataforma de educação a distância, na qual os alunos vão poder assistir às aulas em tempo real por meio do tablet.

* * * * *

Pela inovação

Joinville concentra o debate nacional sobre inovação nesta semana. Começa amanhã e termina na quarta-feira a 12.ª Conferência da Anpei, a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras. O evento deve reunir cerca de 2 mil participantes – entre empresários, acadêmicos, gestores de pesquisa e inovação, e agentes do governo, do Brasil e de outros países – que formam boa parte da elite da comunidade de PD&I brasileira e internacional.

O tema desta edição é "Inovar agora: competição global e sobrevivência local". A ideia é mostrar que o Brasil não pode esperar mais para se tornar um país inovador, sob pena de não poder manter um crescimento sustentável e competitivo.

Bufê

O nome curioso – Risi Bisi – vem de uma iguaria italiana, à base de arroz e ervilha, batizou a primeira rede de bufê por quilo do estado e agora, 21 anos depois, vira franquia. A fundadora Regina Ferreira Ribas pretende chegar a 11 lojas franqueadas na região metropolitana de Curitiba, incluindo a capital, até o fim do ano. A pioneira já funciona em São José dos Pinhais. O principal argumento de venda do novo modelo vem do desempenho da marca, que cresce ao ritmo de 17,5% ao ano, segundo Regina.

Mobiliário

Dirigentes da curitibana Flexiv, especializada em design e fabricação de móveis corporativos, vão em busca de inspiração e atualização nesta semana, em Chicago. Guilherme Duschenes e Dari Beck participam da NeoCon, feira de design e arquitetura de interiores realizada em Chicago (EUA). Um dos objetivos da dupla é encontrar exemplos de conectividade entre os móveis e tecnologias de ponta, como os computadores touchscreen e iPads.

De novo no pódio

O empresário paranaense Ismael Akiyama, CEO da Akiyama Corporação, reconhecido como Empreendedor do Ano pela Ernst & Young Terco, foi novamente premiado durante o ID World Internacional Congress 2012, realizado no dia 5 de junho no Rio de Janeiro. Akiyama foi vencedor da categoria Citizen ID Forum, prêmio atribuído para a personalidade que se destacou na área governamental levando sistemas de identificação e novas abordagens para serviços centrados no cidadão.

Micro em treinamento

Empreendedores que trabalham em micronegócios participam neste mês de cursos de capacitação do Projeto Life, sigla em inglês para Iniciativa de Aprendizado para Empreendedores. O programa é promovido pela Aliança Empreendedora e pela HP. Para participar é preciso enviar um e-mail para projetohp@aliancaempreendedora.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3013-2409.

Network

O Isae/FGV promove no dia 20 uma rodada de negócios para que empresas troquem informações e contatos. As empresas convidadas são distribuídas em mesas redondas e, em sistema de rodízio, apresentam-se para as demais. As inscrições são feitas pelo e-mail eventos@isaebrasil.com.br.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.