Após um mês de agosto seco, as chuvas provocadas pelo fenômeno climático El Niño podem impulsionar uma grande safra de grãos no Brasil, segundo maior produtor mundial de soja, e aliviar os temores de uma escassez de alimentos no planeta. "Um ano de El Niño significa chuvas acima da média no centro e sul do Brasil", disse Flávio França Jr, analista chefe de soja da Safras. "Estamos esperando que a colheita seja muito melhor que a do ano passado, o que é provável pois o clima estava péssimo."
Uma colheita de soja 2012/13 recorde no Brasil, especialmente uma colheita precoce, seria bem-vinda globalmente, uma vez que a seca nos Estados Unidos fez com que os preços futuros da oleaginosa subissem, trazendo lembranças da crise alimentar de 2008. Ainda que o plantio de soja antes de 15 de setembro seja contra a lei no Brasil uma medida adotada para conter a propagação do fungo da ferrugem , produtores tentam semear o milho ainda em agosto, se as chuvas permitirem.
"Tivemos produtores ligando para dizer que estão semeando milho. Com as chuvas possivelmente voltando em setembro, eles estão semeando a primeira safra de milho para aproveitar as chuvas que serão constantes até novembro", disse a meteorologista Olivia Nunes, da Somar Meteorologia.
Escalada internacional do embate entre Moraes e direita evoca sanções inéditas ao juiz
Desaprovação ao governo Lula dispara enquanto Tarcisio cresce para 2026; acompanhe o Entrelinhas
Congressistas dos EUA votam proposta que pode barrar entrada de Moraes no país
Mudanças em ministérios indicam guinada do governo para petismo ideológico
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast