Os irmãos João Rafael Polvero e João Batista Polvero Júnior partilham mais que o sobrenome. Trabalham na mesma empresa e, cada um em seu computador, ouvem rádio pela internet sempre que podem. "Assim que eu chego, abro o Orkut e logo em seguida o site da rádio", confessa o irmão mais velho Rafael. Além de ouvirem a rádio pela net, ainda participam de comunidades sobre ela e mantêm contato pelo MSN com os locutores. Tudo isso, claro, durante o expediente. "A maior audiência da web rádio é de pessoas que estão trabalhando, aquele pessoal do escritório", garante o locutor da Estação Pop Thiago Wesley Agostinelli.
Para Rafael o que mais interessa em uma rádio on line é a facilidade. "Você já está em frente ao computador e perto das caixas de som. Não precisa nem ficar sintonizando", argumenta. Já o irmão mais novo garante que ouvir rádio é também uma forma de aliviar o estresse.
Mas não são apenas os que trabalham que gostam de curtir um som pela net. O estudante Eliandro Jesus de Olivera Junior escuta rádio online em casa, mesmo. "Não tenho costume de ouvir rádio convencional, acho que pode ser uma característica da minha geração", brinca. Para ele o maior interesse em uma rádio online é a possibilidade de descobrir emissoras de outros países e ficar por dentro do que é novidade por lá. "Eu procuro no Google as rádios de fora, principalmente pelas músicas alternativas que geralmente não estão na moda e por isso não tocariam em uma rádio convencional", explica Eliandro.
A interatividade é outra característica buscada pelo público das rádios on line. Os irmãos Rafael e João estão sempre em contato com os locutores, pedindo música pelo MSN ou batendo papo mesmo. O interessante é que a rádio que eles mais ouvem é aqui mesmo de Curitiba. Já Eliandro aproveita a plataforma da net para saber mais sobre as bandas que acaba conhecendo pela radio online. "O ouvinte da net é muito bem informado dnas novidades. Por isso, uma particularidade da radio on line é ter pelo menos cinco lançamentos por semana", conta o fundador da Estação Pop, rádio com maior número de acessos segundo o site radios.com, Leonardo Henrique Bechtoff.
Segundo ele, o termômetro para lançar essa bandas também está apoiado na internet. "Nós olhamos a comunidade da banda no Orkut, se tiver um número alto de participantes é uma bom indicativo", garante Leonardo.
Outro ponto que faz com que o Rafael goste das rádio online é o pouco tempo de propagandas. Mas isso não é comemorado pelos donos dessas rádios. "O retorno financeiro ainda é complicado, mas já estamos notando alguma melhora", diz Leonardo. "Antigamente as agências de publicidade nem nos recebiam, pelo menos agora já somos ouvidos", brinca. Segundo ele, as empresas que se interessam por anunciar em uma radio online geralmente são de grande porte e que tentam atingir um público jovem e atualizado.