Consumidores de 20 estados brasileiros têm mais vantagem em usar álcool que gasolina em carros com motores do tipo flex, ou seja, que funcionam com os dois tipos de combustível. No Paraná, a diferença de preço entre os dois combustíveis chega a 60,6%.
Os dados foram levantados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), com relação aos preços aplicados na última semana de janeiro.
Cálculos de especialistas do setor mostram que é melhor utilizar o álcool quando o seu preço é menor que 70% do preço da gasolina levando em conta o consumo de cada combustível.
Mato Grosso é o estado onde a diferença entre os dois combustíveis é maior. Lá, o preço do etanol equivale a 54,1% do preço da gasolina. Outros estados onde o etanol é competitivo são: São Paulo (54,9%), Pernambuco (59,1%), Paraná (60,6%), Alagoas (61,8%) e Goiás (61,9%).
Entretanto, ainda vale a pena utilizar a gasolina nos estados de Roraima, onde o etanol é 80,4% do valor da gasolina, do Amapá (76,9%), Pará (75,6%), Piauí (75,5%), Acre (71,1%) e Rio Grande do Norte (70,1%). No Distrito Federal (70,1%) também é preferível utilizar a gasolina.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast