O Twitter, alvo de muitos rumores nos últimos meses sobre sua situação financeira ruim, anunciou nesta quinta-feira (27) que vai cortar 9% dos seus funcionários no mundo, como mais um esforço para tentar alcançar rentabilidade em 2017.
A reestruturação “se concentrará na reorganização das equipes de venda, associações e marketing”, disse um comunicado do grupo, que nunca registrou lucros desde sua criação, há 10 anos.
“Nos tornaremos mais rígidos sobre o modo como investimos em nossas atividades e fixamos como objetivo conquistar rentabilidade em 2017”, comentou no documento o diretor-financeiro do Twitter, Anthony Noto.“Temos a intenção de investir plenamente em nossas prioridades absolutas, concedendo uma prioridade menor a certas iniciativas e simplificando o modo como operamos em outros setores”, disse, sem informar quais iniciativas serão afetadas.
Os cortes de pessoal devem alcançar 350 empregos sobre os 3.860 funcionários que o Twitter possui atualmente em todo o mundo. A operação de reorganização demandará um desembolso entre US$ 10 milhões e US$ 20 milhões.
Resultados
Apesar do anúncio dos cortes, no terceiro trimestre o Twitter superou no as expectativas e anunciou receitas e crescimento da base de usuários acima do projetado.
O prejuízo líquido caiu para US$ 102,9 milhões, ou US$ 0,15 por ação, ante US$ 131,7 milhões, ou US$ 0,20 por papel, um ano antes. Excluindo eventos não recorrentes, o Twitter teve lucro de US$ 0,13 por ação, superando a previsão média de US$ 0,09.
A receita subiu 8% no terceiro trimestre, para US$ 616 milhões, acima das estimativas (US$ 605,8 milhões), mas com desaceleração em relação a períodos anteriores. A empresa teve aumento de 20% no faturamento do segundo trimestre e, no ano passado, as vendas do terceiro trimestre tinham apresentado crescimento de 58%.
Com publicidade, a cifra avançou 6% no terceiro trimestre, na comparação anual, para US$ 545 milhões.
A base de da rede de microblogs, cujo crescimento vinha desacelerando, chegou a 317 milhões de usuários ativos, avanço de 3%, ultrapassando a expectativa, de 315,2 milhões.
Venda
As especulações sobre a venda do microblog vêm esquentando nos últimos meses, enquanto a companhia, com valor de mercado de US$ 16 bilhões, assiste à queda de suas ações e enfrenta dificuldades para atrair novos usuários e para gerar receitas com anúncios.
Mês passado, rumores divulgados pela imprensa apontaram que entre os possíveis interessados em comprar o Twitter estariam a Disney, a Salesforce e até mesmo a Microsoft.
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