• Carregando...

A Prefeitura de Curitibacomeça a distribuir, a partir da próxima semana, os carnês do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Neste ano, o valor do tributo vai ser alterado em 5,63% , que corresponde à variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) nos últimos 12 meses.

O Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN)- cobrança feita a profissionais liberais e empresas prestadoras de serviço, como bancos e concessionárias de rodovias - em Curitiba, vai sofrer a mesma variação que o IPTU, de acordo com a assessoria de imprensa do Executivo Municipal.

Outras modificações em tributos, como o Imposto sobre a Propriedade Veicular Automotiva (IPVA), que é arrecadado pelo governo estadual, costuma sofrer reajuste anual. No entanto, a Secretaria de Fazenda do Paraná não confirmou o valor do aumento em 2011 ou quando ele será decretado.

O presidente da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), Divanzir Chiminacio, explica que os impostos como o IPTU e IPVA são os que afetam mais diretamente o cidadão. "Estes tributos são cobrados sob o valor daquilo que é propriedade de cada um. A base de cálculo para estas cobranças é o valor do imóvel ou do automóvel, e sobre estes bens, há a incidência do valor de mercado", explica.

Outras tarifas

A mensalidade das escolas particulares, em 2011, não sofrerá reajuste em conjunto, de acordo com Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR). A assessoria do órgão afirmou que, como cada instituição oferece um serviço diferenciado, neste ano o possível reajuste vai depender da decisão de cada escola.

Demais tributos, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que incidem sobre mercadorias, não possuem previsão de mudança no Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]