Nesta quinta-feira (10), dia em que a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresenta nova proposta aos bancários, a greve da categoria fecha 273 agências em Curitiba. Somando a região metropolitana, 369 unidades estão de portas fechadas. Em todo o estado, 1.219 agências permanecem fechadas neste que é o 22º dia de greve. As informações são do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região.
Conforme a entidade, na capital, todas as agências de Banco do Brasil, Caixa e Santander estão fechadas. Uma única agência do HSBC e algumas do Bradesco (dentro de shoppings) têm atendimento normal. Já as agências do Itaú estão todas abertas.
Desde a manhã desta quinta acontece, em São Paulo, uma reunião entre a Fenaban e os bancários. As partes sentaram à mesa de negociação às 10 horas, com previsão de que o encontro termine até o fim da tarde. Durante a manhã, a Fenaban apresentou a proposta aos bancos privados. À tarde deve expor a proposta dos bancos públicos. Ainda não foram divulgados dados sobre o novo reajuste oferecido aos funcionários.
A princípio, os bancários de Curitiba realizam assembleia para deliberar sobre a proposta apenas nesta sexta-feira (11). A confirmação, no entanto, depende do resultado da reunião de negociação.
Negociação
A última proposta apresentada pelos bancos, de reajuste de 7,1% e aumento de 7,5% no piso, foi rejeitada pela categoria na segunda-feira (7). Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real) e maior participação sobre lucros e resultados. Também pedem, entre outras solicitações, um piso salarial de R$ 2.860,21. A próxima reunião de negociação está marcada para esta quinta-feira (10), às 10 horas, mas os sindicalistas dizem que foram avisados de uma possível troca de horário não confirmada até o meio-dia desta quarta.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast