O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou nesta terça-feira (2), no discurso de abertura do ano legislativo, no Congresso, o desempenho do Brasil durante a crise financeira internacional. Em mensagem encaminhada pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e lida pelo 1º secretário da Mesa do Congresso, deputado Rafael Guerra, o presidente afirma que o País foi um dos menos afetados pelas turbulências internacionais, que prejudicaram fortemente as economias desenvolvidas.
Ele ressalta, também, que enquanto o desemprego cresceu no mundo o Brasil, depois do susto inicial da crise, voltou a gerar empregos, a investir especialmente em infraestrutura, e continuou trabalhando para reduzir a desigualdade social por meio do fortalecimento de programas do Bolsa Família e do aumento do salário mínimo.
O presidente fez ainda um afago ao Congresso ao destacar a importância dos parlamentares na discussão e aprovação de medidas de combate à crise. "O papel dos parlamentares foi fundamental para responder à crise", afirmou Lula na mensagem. Ele também destacou que a despeito da crise, o governo aumentou em 58% os investimentos pagos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançou o programa "Minha Casa, Minha Vida", que já contratou 248 mil habitações em 9 meses, e lembrou dos trabalhos envolvendo a exploração do pré-sal. Destacou ainda que a despeito da atuação no combate à crise, as contas públicas estão em ordem e a inflação foi mantida sob controle.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast