Elon Musk é perfeito para estampar capas de jornais, especiais de revistas e virar tag em sites de tecnologia. O excêntrico bilionário sul-africano, radicado nos Estados Unidos, é capaz de mexer com a mídia graças a ideias que caminham numa margem estranha entre o genial, o absurdo e o hype. Colonizar Marte? Ok, a SpaceX, sua empresa de exploração espacial, vai muito bem. Construir um sistema cilíndrico de transporte em alta velocidade, o hyperloop? Está estudando. Acabar com o congestionamento das grandes cidades com uma malha subterrânea de túneis? Essa é nova e já está saindo do papel...
Em um terreno no estacionamento da SpaceX, Musk começou, nas últimas semanas, a mais recente de suas empreitadas. Um poço de pelo menos 15 metros de profundidade e 50 de largura é o pontapé inicial de sua “Boring Company”, empresa que criou a toque de caixa para se livrar do trânsito de Los Angeles, um dos piores o mundo. Como conta a Bloomberg, em reportagem especial, o empresário teve a ideia ao ficar preso no engarrafamento de uma manhã de sábado, em dezembro. Por que não furar a fila por baixo da terra? “O tráfego está me deixando louco”, tuitou. “ Vou construir uma máquina de perfuração de túneis e começar a cavar”, completou.
Teve quem não entendeu e quem sequer levou a sério a mensagem do homem que já havia dito querer testar armas nucleares em Marte e criar uma roupa de Homem de Ferro para o Pentágono. Tudo trollagem. Mas o túnel não era. Dentro de uma hora, escreve a Bloomberg, o projeto tinha um nome e uma plataforma de marketing. Em poucos dias, “ele adquiriu um domínio – BoringCompany.com –, e nomeou um líder para o projeto, Steve Davis, engenheiro-sênior da Space-X. Claro, logo começou a cavar.
“Minha outra ideia era chamar [o sistema] de Túneis R Us e entrar em uma briga judicial [pelo nome] com a fabricante de brinquedos Toys ‘R’ Us. Agora, vamos brigar com a AT&T. Vamos chamá-los de American Tubes and Tunnels”, disse um bem-humorado Musk à reportagem. Aliás, Boring Company é um trocadilho daqueles bem infames -- a palavra ‘boring’ significa tanto ‘chato’, quanto ‘perfurar’.
E, pelo jeito, ele realmente se aborreceu com o engarrafamento. Tanto que pretende criar uma grande rede subterrânea de túneis, por onde carros e trens de alta velocidade circularão, desafogando o trânsito da superfície. A Boring Company, diz o empresário, vai criar uma máquina capaz de cavar, de forma muito mais rápida e barata do que as tecnologias atuais, milhares de quilômetros, criando uma malha de até 30 níveis.
Se essa visão futurista do trânsito da maior cidade da Califórnia irá se concretizar, poucos arriscam apostar. Mas subsídios para isso há. A despeito de suas posições bem mais progressistas, Musk se alinhou com o presidente norte-americano, Donald Trump. Ao dono da Boring Company, interessa menos regras e caminho livre para levar suas ideias do papel para o mundo real. Ao republicano, interessa a cartela recheada de empregos que o grupo de Musk tem condições de gerar – a infraestrutura é um dos vértices de Trump para entregar os muito postos de trabalho prometidos em campanha. Os dois ganham.
Até lá, no entanto, Musk, como sempre, terá que provar se consegue ou não concretizar tal sistema. “As centenas de metros de túneis ocos não vão desestabilizar o solo?”, perguntou a Blooomberg ao empresário. “Não. A indústria de mineração faz isso o tempo todo”, disse. “A terra é grande, e nós somos pequenos”, completou.