A rede paranaense de farmácias Nissei comprou 11 lojas da concorrente Drogamed em seis cidades, no Norte, Sul e Litoral do estado e na Região dos Campos Gerais. Com o negócio de R$ 6 milhões, fechado ontem, a empresa ultrapassa sua principal concorrente em número de unidades, consolida-se como líder do setor no Paraná e mantém seu plano de expansão para regiões em que ainda não está presente. Já a Drogamed informa que a estratégia da empresa é fortalecer sua atuação no mercado de Curitiba e iniciar uma expansão para outras cidades do estado em meados de 2008.

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De acordo com o presidente da Nissei, Sergio Maeoka, a entrega das lojas deve ocorrer até o dia 31. Nos 60 dias seguintes, as novas unidades serão então reformadas para receber a bandeira da rede e novo estoque, ao custo de R$ 4 milhões – assim, toda a iniciativa deve custar R$ 10 milhões. Das 11 lojas, quatro são em Londrina (Norte do estado), duas em União da Vitória (Sul), uma em Ponta Grossa (Campos Gerais), duas em Paranaguá, uma em Matinhos e outra em Guaratuba (todas no litoral). Nos dois primeiros municípios a Nissei não tinha nenhuma loja.

"Essa aquisição faz parte do nosso plano de expansão para o Norte do Paraná, mas como surgiu a oportunidade acabamos comprando todas as lojas", explica Maeoka. Segundo ele, a Nissei tem ainda planos de abrir outras três lojas em Londrina no próximo ano e existem outras oportunidades de negócio em Maringá (também no Norte do estado) que estão sendo analisadas. Há também a idéia de se abrir outras cinco lojas em Curitiba no ano que vem, em bairros que ainda não são atendidos pela rede.

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Com a aquisição de ontem, a Nissei salta das 72 lojas atuais para 83, enquanto a Drogamed cai de 80 para 69 unidades. Em termos de faturamento, a Nissei já superava a rival com um volume estimado para 2006 em R$ 280 milhões, quase o dobro da estimativa de R$ 150 milhões da Drogamed.

A rede começou em 1986 com uma única loja no bairro Mercês, em Curitiba. Dados recentes do instituto de pesquisas Datasensus mostram que a Nissei tem 32% do mercado no Paraná, enquanto a Drogamed tem 16%. Conforme o presidente da Nissei, a maioria dos funcionários das lojas adquiridas – cerca de 150 – deve ser mantida, enquanto outros 150 devem ser contratados em função da abertura das novas unidades em Londrina.

Segundo o diretor-presidente da Drogamed, Hugo Rodríguez, que adquiriu a rede do grupo chileno Farmacias Ahumada S/A (Fasa) no início deste ano, as lojas vendidas ontem não apresentavam interesse estratégico para a empresa. Rodríguez disse também que o negócio vai contribuir para que a Drogamed siga com sua estratégia de crescimento em Curitiba. Em 2006, a rede investiu cerca de R$ 1,8 milhão na abertura de cinco lojas, sendo três em Curitiba e as demais em cidades do interior, como Pato Branco e União da Vitória (agora vendida). A rede tem planos de inaugurar outras 70 lojas no Paraná nos próximos cinco anos.