A atividade do comércio começou 2010 em queda no País, após uma sequência de 13 variações mensais positivas. O movimento nacional do varejo recuou 0,8% em janeiro, ante dezembro, com ajuste sazonal, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. O resultado foi influenciado pela queda de 0,5% na comercialização de Combustíveis e Lubrificantes, provocada pela elevação do preço do etanol.
Foi o segundo mês consecutivo de declínio na atividade deste setor do comércio varejista. Em dezembro, o recuo foi de 1,8%. Entre as variações positivas, o destaque ficou por conta dos setores de material de Construção e de Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas, que cresceram 4,9% e 2,6%, respectivamente, em janeiro ante dezembro.
Na comparação anual, janeiro de 2010 registrou alta de 10,2% em relação ao mesmo período de 2009, liderado pelo crescimento anual de 20,8% do setor de Veículos, Motos e Peças, de 20,5% do segmento de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática e de 18,0% do movimento do setor de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios. Ainda na comparação anual, o segmento de Material de Construção registrou avanço de 10,0%. Foi a primeira alta anual da atividade do setor desde dezembro de 2008.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast