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Evento

Em Las Vegas, uma festa de US$ 1 trilhão

Muro de tevês da Panasonic no Centro de Convenções de Las Vegas: aparelhos com acesso à internet e 3D (inclusive sem uso de óculos) se destacam no mercado | Robyn Beck/AFP
Muro de tevês da Panasonic no Centro de Convenções de Las Vegas: aparelhos com acesso à internet e 3D (inclusive sem uso de óculos) se destacam no mercado (Foto: Robyn Beck/AFP)
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Lançamento da Lenovo: empresa chinesa quer fatia no mercado de pranchetas

Las Vegas pode ter perdido para a chinesa Macau o posto de capital mundial da jogatina, mas continua firme como o centro global da badalação eletrônica. Todos os anos ocorre lá a Consu­mer Electronics Show (CES), maior feira mundial de produtos eletrônicos. Todos os grandes fabricantes estão lá, mostrando o que têm de mais reluzente e pro­­missor. Fazem grandes promessas, de olho em uma fatia maior de um mercado, pela primeira vez este ano, deve ultrapassar US$ 1 trilhão.

A previsão trilionária é de Steve Koenig, diretor de análise da indústria da Consumer Elec­tro­­nics Association (CEA), entidade que agrupa os fabricantes e é a organizadora da festa de Ve­­gas. "Esse número está realmente ao alcance", diz ele. Para chegar lá, as empresas apostam em smartphones, tablets, leitores de livros eletrônicos e televisões de tela plana LCD – em especial nos modelos novos, maiores e dotados de funções diferenciadas como a exibição em 3D e acesso à internet. O tipo de equipamento que foi mostrado nos corredores do Centro de Conven­ções de Las Vegas, por onde passaram 125 mil visitantes de todo o mundo e 2.700 expositores.

A CEA espera que as vendas de equipamentos cresçam 23% na Europa ocidental neste ano, 15% na América do Norte e Chi­­na e 10% na América do Sul. Essa estatística inclui, portanto, em­­presas brasileiras. Como a Positi­vo Informática, que aproveitou o lançamento da segunda geração de processadores Intel Core, feita pela própria Intel durante a CES, para divulgar o lançamento de uma nova linha de computadores, já equipados com o chip. São três modelos de desktops e um de notebook, com preços entre R$ 2.900 e R$ 3.400. De acordo com o fabricante, os novos processadores garantem mais velocidade, melhor performance de vídeo e menor consumo de energia.

Inteligentes

As vendas de produtos eletrônicos aumentaram 13% em 2010, a US$ 873 bilhões de dólares, após uma queda de 9% em 2009 devido à recessão. O economista-chefe da CEA, Shawn Dubra­vac, disse que os smartphones e os tablets, como o popular iPad, da Apple, serão os produtos mais vendidos em 2011. "O telefone padrão é um mercado em declínio", disse Dubravac. "Todo o crescimento que se vê está nos telefones inteligentes."

Nessa área, houve lançamentos relevantes. Um deles foi o Motorola Atrix 4G, que recebeu boas críticas da imprensa global. O aparelho tem processadr dual core de 1 gigahertz e memória RAM de 1 gigabyte. Com o uso de acessórios, como um dock e um monitor (ou aparelho de tevê), ele pode se transformar num com­­putador "de verdade" – desk­top ou notebook. Além disso, ele tem conexão com a rede LTE, também conhecida como 4G. É o próximo padrão de telefonia, substituto do 3G, em uso em al­­gumas poucas regiões do mundo. Outro lançamento foii o Opti­­mus Black, apresentado pe­­la LG como o smartphone mais fino do mundo, com 9,2 milímetros de espessura.

Sem óculos

Outro segmento que deve puxar o crescimento de vendas é o dos aparelhos de tevê. Sony, Panaso­nic, LG e outras empresas apostaram em telas grande e na exibição de conteúdo 3D, mas isso não é tudo. A Toshiba apresentou seus primeiros modelos comerciais 3D que dispensam o uso de óculos especiais. No Japão, mo­­delos de 12 e 20 polegadas acabam de chegar às lojas, mas a em­­presa promete colocar em lojas de todo o mundo aparelhos de 40 e 50, ainda sem data definida (e sem preço também).

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