Produção de petróleo no país cai em outubro
A produção média de petróleo em outubro no Brasil recuou 0,7% em relação a setembro, para 2,079 milhões de barris por dia, anunciou nesta terça-feira, 3, a Agência Nacional do Petróleo. O resultado representa uma alta de 3,4% em comparação com o mesmo mês de 2012. A produção de gás natural foi de, aproximadamente, 72,9 milhões de metros cúbicos por dia, redução de 0,1% na comparação com outubro de 2012 e de 6,8% ante setembro de 2013. No total, a média de petróleo e gás produzidos foi de, aproximadamente, 2,537 milhões de barris de óleo equivalente por dia, afirmou a ANP em nota.
A produção no pré-sal teve redução de 6,5% em relação ao mês anterior. Foram 308,4 mil barris de petróleo por dia e 10,1 milhões de metros cúbicos diários de gás natural em outubro, totalizando 371,8 mil barris de óleo equivalente. A queda foi causada por dificuldades operacionais na plataforma FPSO Cidade de Angra dos Reis. De acordo com a ANP, a produção teve origem em 27 poços localizados nos Campos de Baleia Azul, Caratinga, Barracuda, Jubarte, Linguado, Lula, Marlim, Voador, Marlim Leste Pampo, Pirambu, Sapinhoá, Trilha e na área de cessão onerosa de Franco.
Em meio a um dos piores momentos da sua história, a Petrobras teve nesta terça-feira (3) mais uma notícia negativa no relatório de produção divulgado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), que indicou queda de 6,3% na produção da região do pré-sal. Normalmente ascendente, a produção do pré-sal em outubro foi de 308,4 mil barris/dia em 27 poços, contra os 328,1 mil barris/dia produzidos um mês antes em 25 poços. Ou seja, mesmo com mais dois poços produzindo, o volume não conseguiu evoluir.
A produção de gás natural no pré-sal caiu de 11,1 milhões de metros cúbicos para 10,1 milhões de metros cúbicos, também de um mês para outro. A Petrobras ainda não comentou o motivo da queda.
A estatal também perdeu espaço na produção em relação a suas concorrentes, passando de um total de 92,4% da produção de petróleo e gás no país em setembro para 91,7% em outubro. Por outro lado, a norueguesa Statoil teve um aumento de 6,3% na produção de setembro para outubro, registrando média diária de 89,9 mil barris no mês passado.Se comparado a outubro de 2012, a produção da Statoil subiu 32,8%, firmando a companhia como segunda maior produtora de petróleo do país, à frente da Shell (46,7 mil barris/dia em outubro), apesar do volume ser bem menor do que a produção diária da Petrobras.
Comparado a setembro, a produção de petróleo da Petrobras caiu 1,3% em outubro, para 1,9 milhão de barris diários. No total, o Brasil produziu 2,078 milhões de barris diários no mês passado, queda de 0,7% comparado a setembro deste ano e alta de 3,4% em relação há um ano.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast