Quando começou com o Goleiro de Aluguel, Samuel Toaldo queria mesmo era resolver o dilema dos curitibanos que sempre adiavam o futebol entre amigos por falta de um goleiro. Ele, que joga no gol desde criança, viu sua ideia – uma plataforma que conecta jogadores dessa posição a quem precise deles – ganhar adesão e se espalhar pelo Brasil inteiro.
O projeto evoluiu bastante e teve conquistas significativas. A mais recente delas foi o aporte recebido no programa de tevê “Shark Tank Brasil: Negociando com Tubarões”. Na atração, empreendedores apresentam seus negócios para grandes investidores, buscando apoio e parcerias. O Goleiro de Aluguel recebeu R$ 250 mil de Carlos Wizard e João Appolinário, por 25% de participação de cada um.
O início
O pontapé inicial dessa história foi dado em janeiro de 2015, quando Toaldo ainda trabalhava com informática. Ele criou uma página no Facebook para divulgar seus serviços de goleiro a R$ 30 por partida. A ideia viralizou e até virou reportagem da Gazeta do Povo. No mês seguinte, outras pessoas que também eram acostumadas a jogar nessa posição se juntaram ao empresário. O serviço migrou da fan page para um site próprio e agora funciona através de um aplicativo.
Dos 14 jogos feitos no primeiro mês, a Goleiro de Aluguel passou a organizar e garantir a realização de 600 partidas mensais. Eugen Braun, que também começou na plataforma como goleiro, se tornou sócio de Toaldo. “Durante esse um ano e meio, fizemos tudo manualmente e com isso deu para sentir bem o fluxo do mercado. O aplicativo veio para escalonar esse serviço e trazer agilidade”, conta Toaldo.
Shark Tank Brasil
No dia 29 de agosto, Toaldo e Braun apresentaram seu negócio para a banca de cinco investidores. Em três minutos, eles contaram a ideia da plataforma e apresentaram índices de crescimento e projeções para 2017. A Goleiro de Aluguel conquistou o empresário Carlos Wizard, sócio-fundador da BR Sports (representante de marcas esportivas), e João Appolinário, fundador da rede de lojas Polishop. Os investidores deram o aporte de R$ 250 mil por 50% da empresa, 25% para cada um.
Para o fundador da empresa, a apresentação exigiu domínio do assunto, concentração e segurança sobre o potencial do negócio. “Foi fundamental trabalhar com isso no início e depois estar próximo das pessoas que precisavam do serviço, porque nós tínhamos todas as soluções e alternativas na ponta da língua”, analisa.
Novos planos
A gravação feita em agosto só foi ao ar em dezembro. Nesse meio tempo, a nova parceria já foi organizada e começa a dar os primeiros passos a partir do ano que vem. Um programa de atração vai reforçar a atuação do negócio nas cidades com mais contratação dos serviços: Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. “O que eles [os investidores] estão fazendo é muito mais do que aplicar R$ 250 mil. Eles abriram muitas portas e oportunidades, vão acelerar a nossa ideia”, conta Toaldo.
A empresa vai aproveitar o suporte oferecido por Wizard e Appolinário de outras maneiras, através de parcerias com outras marcas. Uma personalidade do esporte será contratada para ser embaixador da marca.
Escola de goleiros
Desde sua fundação, a Goleiros de Aluguel reverte parte de seus rendimentos para ações sociais. Agora, a empresa contratou um coordenador para um projeto em Mali, na África. A Escuela de Porteros vai ser vir de modelo para que o projeto comece a funcionar também em algumas cidades do Brasil. “Em dois anos, conseguimos aumentar em 300% a ajuda que vai para Mali [África]. Conforme o nosso crescimento mais pessoas vão ser beneficiadas”, afirma Toaldo. A empresa também patrocina a Seleção Brasileira Feminina de Futsal dos surdos.