O ministro Guido Mantega (Fazenda) fez nesta quinta-feira (28) um balanço positivo da economia brasileira durante a reunião de coordenação política do governo. Segundo o ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais), a avaliação da área econômica é de que a crise financeira apresenta sinais de que está estancada.
Durante a reunião, Mantega teria reafirmado que o Brasil deve apresentar crescimento neste ano. Na semana passada, o governo revisou a projeção para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do país em 2009, passando de 2% para 1%.
Na reunião, a CPI da Petrobrás também foi discutida. Segundo Múcio, "o Congresso vai tocar a CPI". Ele disse que "a CPI vai ser uma oportunidade de mostrar à sociedade um lado que ninguém conhece da Petrobras".
Terceiro mandato
Múcio descartou a possibilidade de o governo aderir à proposta de um terceiro mandato para o presidente Lula. "Terceiro mandato? Pelo amor de Deus", disse, respondendo com ironia às perguntas sobre o tema. "O governo não pensa nisso, em hora nenhuma. Nem o presidente."
Mais cedo, o deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) protocolou, com 194 assinaturas, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para permitir um terceiro mandato para quem exerce o Poder Executivo (presidente, governadores e prefeitos).
Múcio também falou das reclamações do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Nesta quinta, Minc reclamou ao presidente Lula de que há ministros que recorrem a parlamentares para não cumprir o que é combinado sobre a área ambiental. "Acho que há uma desafinação qualquer nesse samba", afirmou. Porém, ele disse que a crise entre o Ministério do Meio Ambiente e parlamentares ligados à área ambientalista deve ser resolvida com conversas.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast