Paris - Um site de moda da França deixou que os clientes pagassem o que quisessem por 10 mil artigos durante uma promoção que vigor por quatro dias, da última quinta-feira até ontem. O site, www.brandalley.fr, descreveu a promoção como uma "fórmula antirrecessão". Os resultados da iniciativa devem ser divulgados hoje.
A promoção incluiu roupas, sapatos, bolsas e outros acessórios a um preço-base de 1 euro (US$ 1,34 no câmbio de sexta-feira), deixando os compradores pagar mais se quiserem. Cada cliente poderá comprar no máximo dois itens. "É uma liquidação que vai elevar o poder de compra dos consumidores num momento de crise, elevar nosso perfil, aumentar o tráfego em nosso site e gerar uma repercussão online que é essencial para qualquer empresa que vende online", disse o executivo-chefe da Brandalley, Sven Lung. O site que revende dezenas de grifes de roupas, dos artigos esportivos da Adidas às lingeries da La Perla diz que faz parte dos 15 maiores varejistas na Internet na França, com faturamento previsto de 50 milhões de euros este ano.
A promoção vem após iniciativas semelhantes de restaurantes em Londres e Sydney, que procuraram combater o ambiente pessimista gerado pela recessão econômica, deixando, por períodos limitados, que os clientes, depois de fazerem uma refeição, decidissem quanto achavam que ela valera. A esperança era que as pessoas gostassem da experiência e retornassem aos restaurantes depois de os cardápios terem voltado a apresentar preços.
Lung disse que a estratégia da Brandalley é semelhante, visando atrair clientes novos que normalmente também comprariam produtos a preços habituais. Ele admitiu que comprar bens na Internet é impessoal, comparado a ir a um restaurante, e que pode ser mais fácil para os clientes online pagarem o preço de base e nada mais. "É um risco", disse ele na semana passada. "Não vou me iludir. É verdade que as pessoas que estão diante de suas telas permanecem anônimas e vão querer fazer um bom negócio. Mas tenho esperanças de que seja um sucesso", afirmou. Lung crê, no entanto, que com o tempo os novos clientes conquistados compensarão pelos possíveis prejuízos.