Crystal e Jardim das Américas ampliam mix de lojas
Empreendimentos já consolidados de Curitiba também estão investindo, apostando em projetos de revitalização e expansão. O Shopping Jardim das Américas, no bairro homônimo, passa pela sua quarta ampliação desde que foi inaugurado, em 1997. Até o fim de 2012, o centro de compras terá 20 mil metros quadrados a mais de área construída e 6 mil metros quadrados extras de área bruta locável (ABL).
"O Jardim das Américas é um empreendimento de vizinhança com grande fidelidade dos clientes, mas nos últimos anos houve um aumento grande na demanda, que contribuiu decisivamente para a expansão", afirma o gerente-geral do Shopping, Juliano Faria. Segundo ele, a ideia é ampliar o mix de lojas, trazendo uma variedade de opções e novas âncoras. Além de 25 novas lojas, o Jardim das Américas ganhará mais 400 vagas de estacionamento e o dobro de salas de cinema.
No Shopping Crystal, a aposta foi revitalizar alguns espaços com o objetivo de tornar o centro de compras ainda mais atrativo e também complementar o mix de lojas, com a vinda de marcas de renome internacional como a Brooksfield e Brooksfield Donna, Bo.Bô, Granado, Lafort, Le Lis Blanc e Sunglass Hut. Outra novidade será o cinema Premium, baseado em conceito "vip" e inédito em Curitiba. A inauguração deve ocorrer em janeiro de 2012.
Marcas inéditas
Recentemente, o ParkShopping Barigüi e o Total também passaram por ampliações. O primeiro trouxe marcas inéditas e 95 novas operações em uma nova ala de 7 mil metros quadrados em ABL. O segundo construiu mais 57 mil metros quadrados, com mais 70 lojas e 750 vagas de estacionamento. (CJ)
Em 2012 serão inaugurados três shoppings no Paraná: o Pátio Batel, em Curitiba, e, no Norte do Estado, o Londrina Norte e o Boulevard Londrina. Até 2014, outros seis empreendimentos serão abertos, três na capital e três no interior (Maringá e Ponta Grossa). Ao todo, são mais de 1,8 mil novas lojas, algumas de renome internacional, além de cinemas e outros serviços, que vão ampliar as opções de compras e lazer dos paranaenses. Atualmente o estado ocupa o quinto lugar no mercado nacional, com 27 centros de compras 12 só na capital. No total, os novos projetos receberão mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos.
Além da inauguração do Pátio Batel, prevista para setembro de 2012, três novos empreendimentos começam a sair do papel no próximo ano em Curitiba: o Shopping Atuba, na região norte, o Park Shopping Boulevard, próximo à Linha Verde, no bairro Xaxim, e o Jockey Plaza Shopping Center, no Tarumã. Juntos, os quatro novos shoppings somam mais de 1.200 lojas e representam um aumento de 54% na oferta de área bruta locável (ABL) da capital paranaense.
Segundo a Associação Brasileira de Shoppings, Centers (Abrasce), o setor responde atualmente por 18,3% das vendas do varejo e 2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, e tem muito a crescer. "O número é positivo se levarmos em consideração o número de shoppings no Brasil, mas também evidencia que ainda há muito espaço para ampliar a participação dos shoppings nas vendas", afirma o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio Estabelecidos em Shopping Centers de Curitiba, Erico Morbis.
Os novos
O Shopping Atuba, da incorporadora curitibana Mendocino Participações e Investimentos S.A, será construído em uma região de grande expansão imobiliária, mas carente de bens e serviços. Com a previsão de um centro médico de 30 salas, o Shopping Atuba deve reinar absoluto na região. O mesmo não ocorrerá com o empreendimento de R$ 280 milhões do empresário Salomão Soifer, o Shopping Pátio Batel, que vai disputar espaço com outros shoppings já consolidados da capital.
Resultado da parceria de um grupo de três empresas do ramo imobiliário, o Jockey Plaza Shopping Center deverá ser o maior centro de compras da capital, com mais de 200 mil metros quadrados de área construída e 60,8 mil metros quadrados de ABL. A negociação com o Jockey Club do Paraná, que vai receber participações pela cessão de parte do terreno, já foi concluída.
Às margens da Linha Verde, o Park Shopping Boulevard, dos empresários do Shopping Total e do empresário da Rede Massa, Carlos Massa, o Ratinho, vai apostar no público das classes B e C para alavancar o consumo, com faturamento estimado em R$ 500 milhões por ano.
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