O ministro da Fazenda, Guido Mantega, leva neste sábado (9) à reunião do Comitê Monetário Financeiro Internacional, em Washington, a proposta de retomada das políticas fiscais nas economias avançadas, como forma de resolver a "guerra cambial" entre os países.
Ele disse no final da noite de sexta-feira (8), em entrevista coletiva, que o G20 (grupo das principais economias mais avançadas e em desenvolvimento) precisa recolocar na agenda a questão da recuperação das economias avançadas a partir de seus próprios mercados.
Segundo Mantega, as políticas monetárias expansivas adotadas por muitos países avançados são uma política do "salve-se quem puder", pois aplicam uma estratégia de recuperação usando mercados externos em vez da demanda doméstica. As informações são da BBC Brasil.
"É uma estratégia de recuperação para ocupar os mercados dos países dinâmicos, os países emergentes que têm mercados", afirmou o ministro. O Comitê Monetário Financeiro Internacional tem o papel de assessorar o conselho de governadores do Fundo Monetário Internacional (FMI) e recomendar a adoção de políticas.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast