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Aviação

Embraer apresenta nova versão do jato E175

A Embraer realiza nesta quarta-feira (12) a apresentação do novo jato E175, uma versão com melhorias que proporcionam redução do consumo de combustível de até 6,4%, o que diminui o custo operacional do avião e o torna mais competitivo. O porcentual de economia superou as estimativas iniciais da companhia, que eram de 5%.

A aeronave tem até 88 assentos e alcance de 1.920 milhas náuticas (3.555 km). A principal melhoria envolve uma nova ponta de asa, chamada em inglês de wingtip, que embora continue curvada para cima, será maior e mais inclinada, para reduzir o arrasto (atrito entre o avião e o vento), além do refinamentos aerodinâmicos e otimização de outros sistemas.

A primeira entrega do E175 contendo o pacote completo de modificações está prevista para as próximas semanas, informou a companhia.

O E175 foi o jato mais vendido de sua categoria em 2013, quando recebeu 177 pedidos firmes, além de 60 reconfirmáveis e 277 opções de quatro companhias aéreas dos EUA - Republic Airways, United Airlines, Skywest Inc e American Airlines Inc.

Aeronaves 190 e 195 devem sofrem modificações

As aeronaves comerciais da Embraer 190 e 195 também devem passar por modificações nós próximos anos que devem permitir economia de combustível, a exemplo do que ocorreu com o E175, afirmou o presidente da Embraer Comercial, Paulo Cesar Silva. Ele salientou, porém, que a redução não deve atingir os 6,4% obtidos no E175.

Silva explicou que as mudanças não devem incluir a nova ponta de asa, chamada em inglês de wingtip, porque este seria um processo mais demorado, e as novas versões ficariam prontas em um prazo muito próximo ao da nova geração de jatos. Somente a mudança da asa foi responsável por 3,4% de economia.

Além da mudança na asa, o E175 recebeu alterações aerodinâmicas e otimização de outros sistemas.

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