A Embraer anunciou nesta segunda-feira em Paris que assinou um acordo com a alemã Lufthansa para pedidos de 30 jatos modelo 190 e com a Japan Airlines para 10 jatos menores modelo 170.
A Japan Airlines (JAL) também fechou com a Embraer mais cinco opções de compra do modelo 170, segundo anunciou a empresa brasileira durante a Paris Air Show.
Os acordos somam cerca de 1 bilhão de dólares, considerando o preço de lista das aeronaves, mas podem chegar a 3 bilhões de dólares se todas as opções e direitos de compra forem exercidos, informou a empresa brasileira em comunicado.
O acerto com a Lufthansa pode chegar a 2,76 bilhões de dólares. Com a JAL, ele somaria 435 milhões de dólares a preço de tabela caso todas as opções sejam exercidas, disse a Embraer em comunicado.
Os E-Jets da família Embraer 170/190, que têm entre 70 e 122 assentos, são aeronaves comerciais que até o fim de março deste ano já somavam 630 pedidos firmes e 558 opções de compra à fabricante de aviões brasileira, para um total de 1.188 aeronaves com 32 clientes em 22 países, segundo a Embraer.
Os acordos fechados foram antecipados à Reuters na sexta-feira pelo presidente-executivo da Embraer, Frederico Fleury Curado.