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Embraer conclui voo do primeiro KC-390 de série, o maior avião já feito no Brasil

Conclusão do primeiro voo do primeiro KC-390 de série da Embraer . Avião é produzido em  Gavião Peixoto (SP). | Embraer/Divulgação
Conclusão do primeiro voo do primeiro KC-390 de série da Embraer . Avião é produzido em Gavião Peixoto (SP). (Foto: Embraer/Divulgação)

Em comunicado ao mercado na noite desta terça-feira (9), a Embraer disse que conseguiu concluir o primeiro voo do primeiro avião de transporte multimissão KC-390 de série, ou seja, a primeira aeronave do modelo que não é um protótipo. O cargueiro é o maior avião já produzido no Brasil e também a primeira aposta da empresa na área de defesa.

A Força Aérea Brasileira (FAB) é a cliente de lançamento do avião, tendo investido, desde 2008, US$ 5 bilhões no desenvolvimento do modelo e na encomenda de 28 unidades. Como qualquer investimento nessa área, o retorno do valor para a FAB ocorrerá ao longo dos anos, no formato de impostos e royalties.

Ainda no início deste mês, o jornal Valor Econômico disse que a empresa pretende fazer uma joint venture na área de defesa com a Boeing e levar a fabricação desta aeronave para os Estados Unidos. A empresa acabou negando a informação, dizendo que é muito prematuro discutir termos e condições de parceria com a Boeing na área de defesa já que essas discussões andam em paralelo à negociação em torno da joint venture na área de aviação comercial. No caso da joint venture na área de defesa, ao contrário da parceria na área de aviação comercial já em negociação, o controle societário seria da Embraer.

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Com a conclusão do voo do KC-390 de série nesta quarta-feira (9), a Embraer espera que a certificação civil da aeronave básica seja concedida em breve pela agência competente, a Anac. “Hoje celebramos outro marco importante na produção do KC-390”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, no comunicado. “Esta aeronave combina excelente flexibilidade com desempenho e produtividade superiores”.

O KC-390 da Embraer é uma aeronave de transporte tático, desenvolvida para estabelecer novos padrões na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado. É capaz de realizar diversas missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e salvamento e combate a incêndios florestais.

O sucesso dos testes desta quarta-feira (9) também tira uma preocupação financeira da empresa. Uma derrapagem durante o pouso do protótipo do KC-390 em maio deste ano acabou por gerar uma reorganização de caixa de R$ 458,7 milhões, o que resultou em um prejuízo líquido de R$ 467 milhões para a Embraer no balanço do segundo trimestre.

Para minimizar o impacto, além do protótipo 002, a empresa vem utilizando a aeronave de série 003, cedida pela FAB, para a conclusão da campanha de certificação do modelo junto à Anac. Em paralelo aos testes de certificação, os quatro primeiros aviões da série já estão em produção.

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