A Embraer apresentou neste domingo (14) novos jatos executivos médio e super médio. Os modelos Praetor 500 e Praetor 600, de quatro passageiros, estão e desenvolvimento e foram apresentados durante evento da empresa em Orlando (EUA). A expectativa é de que ambos entrem em operação já no ano que vem (2019). A empresa busca aliar luxo a um padrão tecnológico pouco visto em jatos executivos deste porte.
Praetor 500 terá alcance continental de 3.250 milhas náuticas (6.019 quilômetros). “Será a aeronave de porte médio mais rápida, capaz de chegar à Europa a partir da costa Oeste dos Estados Unidos com uma única parada”, estima a Embraer, em comunicado.O Praetor 500 é equipado com dois motores turbofan Honeywell HTF 7500E. Ambos jatos contam com sistema de reserva de combustível padrão NBAA IFR.
Já o Praetor 600 “será o jato de porte super médio mais avançado, que permite voos sem escalas entre Londres e Nova York”. O alcance intercontinental previsto para a aeronave´e de 3.900 milas náuticas (7.223 quilômetros).
Os modelos serão exibidos na edição 2018 da NBAA-BACE (National Business Aviation Associations Business Aviation Conference and Exhibition), convenção e exposição da aviação executiva que será realizada de 16 a 18 deste mês, também em Orlando.
A Embraer investiu em tecnologia para oferecer uma experiência de conforto e segurança nos novos jatos . Entre as inovações destacadas pela companhia está o sistema que exibe as informações do voo (Upper Tech Panel), que pode ser acessado por meio de disp0ositivos pessoais.
Todos à bordo da aeronave podem ser conectar à internet por meio da tecnologia banda Ka, da Viasat, com conectividade de alta velocidade. Segundo a Embreaer, os jatos Praetor são os únicos da categoria médio e super médio a oferecerem este serviço, assim como são as únicas aeronaves deste porte com “redução ativa de turbulência”, que aumenta o conforto durante a viagem.
Interior da cabine
“Aeronaves disruptivas para o empreendedor, para o pioneiro, para o inovador”, os jatos Praetor foram projetados para elevar o nível das aeronaves de porte médio e super médio, “fascinar os nossos clientes e proporcionar-lhes valor superior e a melhor experiência”, resume o CEO da Embraer Aviação Executivo, Michael Amalfitano.
Para isso, o interior da cabine foi desenhado para focar no conforto pessoal e na experiência dos passageiros. A cabine inclui quatro poltronas totalmente reclináveis, que podem ser convertidas em camas; uma área para refeições na entrada, um lavabo privativo traseiro com toalete a vácuo e uma área de armazenagem de alimentos na frente da cabine de passageiros. O design interno da aeronave foi batizado de Bossa Nova.
Operação
Os jatos Praetor estão em desenvolvimento com dois protótipos Praetor 600 em ensaios de voo, bem como uma aeronave em conformidade com a produção seriada, e um Praetor 500 em conformidade com a produção seriada em sua campanha de maturidade. A expectativa é de que o Praetor 600 seja certificado e entre em serviço no segundo trimestre de 2019, seguido pelo Praetor 500, no terceiro trimestre de 2019.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast