A crise que está atingindo principalmente os Estados Unidos e a Europa preocupa, mas a fabricante brasileira de jatos Embraer não está vendo sinais de que isso possa afetar a carteira de pedidos da companhia.
A Embraer descarta a possibilidade de reduzir a produção em 2012, segundo o vice-presidente de aviação comercial da fabricante, Paulo Cesar de Souza e Silva.
A fabricante deve manter ou elevar o ritmo de entregas de aviões comerciais em 2012, disse o executivo.
"Estamos com um nível de produção muito forte, estamos com uma carteira (de pedidos) bastante forte... Não temos necessidade de um plano para reduzir a nossa produção", disse ele a jornalistas nesta quarta-feira após entrega de um avião Embraer 190 para a Alitalia.
Na terça-feira, a rival mais próxima da Embraer, a canadense Bombardier, anunciou que diminuirá a fabricação de jatos regionais modelo CRJ a partir de janeiro do ano que vem.
"A situação da Embraer hoje é diferente da Bombardier. Nossos E-jets (jatos de 70 a 118 assentos) são muito bem aceitos pelo mercado", afirmou o vice-presidente da Embraer.
A Embraer deve entregar cerca de 100 jatos comerciais em 2011. "Para o ano que vem não estamos vendo um número que seja menor que o desse ano."
As ações da Embraer avançavam 6,35 por cento às 15h55, cotadas a 12,05 reais, contra alta de quase 1 por cento do Ibovespa no mesmo horário.
Demanda chinesa
Mais cedo nesta quarta, a Embraer informou que estima uma demanda de 975 novos jatos regionais nos próximos 20 anos na China, um dos mercados de mais rápido crescimento no setor aéreo no mundo.
Segundo a companhia, da demanda total prevista para China nas próximas duas décadas, 520 aviões serão para entre 91 e 120 passageiros. Outros 440 jatos terão capacidade para 61 a 90 assentos e os 15 restantes serão de jatos menores, com entre 30 e 60 lugares.
Nas contas da fabricante brasileira, os 975 jatos para o mercado chinês correspondem a 13 por cento da demanda global no período.
A Embraer afirmou que o mercado mundial de aviação mostrou sinais de recuperação em 2010, após a crise econômica de 2008, e que a China tem se destacado como região com crescimento mais rápido do mundo no setor.
Projeto na aviação comercial
Até o final deste ano haverá uma definição da Embraer sobre alongar o avião Embraer 195 ou lançar uma nova família de aeronaves de maior porte.
"A gente tem uma informação importante... A Boeing finalmente anunciou que vai fazer a remodelação dos aviões dela (modelo 737). Essa é uma informação importantíssima que estava faltando para que a gente possa concluir os estudos e anunciar até o final do ano", disse o vice-presidente da fabricante.
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