A Embraer teve prejuízo líquido no 3ºtrimestre, revertendo resultado positivo obtido um ano antes, diante de menor resultado operacional e despesas mais elevadas com impostos.
Entre julho e setembro, o prejuízo líquido atribuído aos acionistas da fabricante de aeronaves foi de 24,3 milhões de reais, ante lucro líquido de 118,7 milhões de reais em igual etapa de 2013.
No período, as receitas líquidas da companhia caíram 3,9% na comparação anual, a R$ 2,8 bilhões, em função de um menor número de entregas de jatos executivos aliado ao mix de entregas de aeronaves comerciais, disse a Embraer.
O desempenho foi parcialmente compensado por crescimento de 29% na receita do segmento voltado a equipamentos para defesa. Em meados de outubro, a Embraer já havia divulgado a entrega de 19 aviões comerciais e 15 jatos executivos no terceiro trimestre, com o total de 34 aviões, abaixo dos 44 despachados no mesmo trimestre do ano passado.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da companhia teve recuo anual de 13,2% no período, a R$ 311,3 milhões, com a margem Ebitda caindo de 12,2% para 11%.
A última linha do balanço da companhia também foi afetada por uma despesa de imposto de renda mais elevada, de R$ 178,6 milhões no trimestre, sobre R$ 58,7 milhões um ano antes.
Segundo a Embraer, a elevação ocorreu em função do efeito da variação cambial ocorrida no trimestre, "que gerou uma maior despesa de imposto de renda e contribuição social sobre itens não monetários em relação ao mesmo período do ano anterior".
Previsão
Em relatório sobre os resultados, a companhia indicou que suas estimativas para o ano, publicadas em fevereiro, permanecem inalteradas. Na época, a Embraer previu uma margem Ebtida (de lucro antes de juros e impostos) de 9% a 9,5%.
Para as entregas, a Embraer projetou de 92 a 97 jatos comerciais, enquanto para a aviação executiva, a estimativa foi de uma entrega total de 105 a 120 jatos leves e grandes no ano.
No acumulado do ano até setembro, o total de entregas chegou a 126 unidades aeronaves, sendo 62 comerciais e 64 executivas, contra 124 em igual intervalo de 2013.