A Embraer anunciou nesta quinta-feira que acertou contrato com a Força Aérea Brasileira para modernizar mais 11 caças F-5, complementando acordo atual de atualização de 46 jatos.
O novo acordo com a FAB também envolve fornecimento de mais um simulador de voo da aeronave, em continuidade de contrato assinado em 2000.
O início das entregas deste segundo grupo de caças modernizados está previsto para 2013, afirma a companhia.
Segundo a Embraer, o programa de modernização tem como foco fornecer aos jatos F-5 "sistema de guerra eletrônica de última geração, novos aviônicos, sistema de reabastecimento em voo e maior capacidade operacional, estendendo a vida útil do avião por pelo menos mais 15 anos".
A fabricante afirma que os caças F-5 foram incorporados pela FAB a partir da década de 1970.
Também nesta quinta-feira, a Orbisat, cujas operações com defesa e sensoriamento remoto foram recentemente adquiridas pela Embraer, anunciou assinatura de carta de intenções com a FAB para a venda de quatro radares SABER-M60.
"A FAB deverá utilizar os equipamentos nas bases aéreas de Canoas (RS) e de Manaus (AM), sendo sua aplicação principal compor os elementos de Artilharia Anti-Aérea alocados ao Sisdabra (Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro)", afirma a Orbisat em comunicado.
"O próximo passo depois da carta de intenção é o detalhamento de proposta técnico-comercial, negociação e assinatura de contrato de fornecimento ainda para 2011", acrescenta a companhia.
Às 11h14, as ações da Embraer exibiam queda ligeira de 0,24%, a R$ 12,60. No mesmo horário, o Ibovespa marcava alta de 0,23%.
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Bolsonaro deve ser julgado pelo STF por suposta tentativa de golpe; acompanhe o Entrelinhas
“Vozes do 8 de Janeiro”: projeto de vídeos relata histórias dos presos do 8/1
Morre Jean-Marie Le Pen, líder influente da direita nacionalista na França
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast