Um dia de protestos
Manifestação de professores municipais deixa 43 mil alunos sem aulaServidores estaduais da Saúde fazem dia de mobilizações em Curitiba
Com tempo de aulas reduzido, professores discutem reposição salarial no Paraná
O Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba (SMC), o Sindicato dos Bancários de Curitiba, a CUT e demais Centrais Sindicais se reuniram por volta das 16 horas na Boca Maldita, no Centro de Curitiba, para uma protesto contra a revogação do veto do presidente Lula à Emenda 3, integrante da lei que criou a Super Receita.
A Emenda 3 impede que auditores da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) fiscalizem ou multem as empresas sem autorização da justiça, o que permite que empresas que mantenham funcionários irregulares, como os chamados "funcionários pessoa jurídica", no lugar de registrados.
Os manifestantes colocaram no local uma painel gigante com o nome dos deputados federais que votaram a favor da emenda e distribuir jornais para esclarecer a população sobre o assunto. Aproximadamente de 500 pessoas participem da manifestação.
A votação secreta que irá definir se o veto presidencial será mantido ou derrubado deve acontecer nesta quarta-feira (11) em Brasília. Se ocorrer a revogação do veto as entidades, em concordância com os movimentos nacionais, podem optar pela greve geral.
Cerca de 30 mil metalúrgicos param em protesto
Cerca de 30 mil metalúrgicos de dez empresas fizeram uma paralisação de uma hora nesta terça-feira (10) para protestar contra a Emenda 3, segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC). As manifestações ocorreram pela manhã e à tarde, na entrada das fábricas.
Os funcionários da Volkswagen-Audi, Renault, Bosch, New Holland, WHB Usinagem, WHB Fundição, Molins, Rodolinea, Leogap e Suzuki, aderiram quase totalmente às manifestações. As mobilizações ocorreram em São José dos Pinhais, e Pinhais, na região metropolitana e na Cidade Industrial de Curitiba.
"Os metalúrgicos estão unidos e mobilizados contra a Emenda 3. Nossa idéia é pressionar o Congresso e chamar a atenção da sociedade para os perigos que a aprovação dessa lei pode causar aos trabalhadores no nosso país", afirmou o presidente do SMC, Sérgio Butka.
Em São Paulo, 32 mil metalúrgicos de 45 empresas cruzaram os braços em forma de protesto, segundo o SMC. Em todo Brasil, cerca de 150 mil trabalhadores de 135 empresas se mobilizaram pela manutenção do veto.
O que é a Emenda 3
A Emenda 3 foi um dispositivo incluído por congressistas na lei que criou a Super Receita (órgão de arrecadação de tributos do governo federal) e foi vetada pelo presidente Lula. Ela impede que fiscais multem empresas que mantenham funcionários "pessoas jurídicas" no lugar de registrados. A fiscalização e a multa dependeriam de autorização da Justiça.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast