Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
energia

Emirados Árabes Unidos apoiam plano de congelar produção de petróleo

Os Emirados Árabes Unidos anunciaram seu apoio ao plano de alguns importantes produtores de petróleo de congelar a produção nos níveis de janeiro, em uma tentativa de conter a queda nas cotações. A iniciativa foi anunciada nesta semana por Catar, Venezuela, Rússia e Arábia Saudita, mas o quarteto ressaltou que, para ela se materializar, é preciso que outros grandes produtores façam o mesmo.

O Ministério da Energia dos Emirados Árabes divulgou comunicado, veiculado pela agência estatal WAM, no qual diz que o país apoia o limite na produção. Os Emirados Árabes integram a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e disseram que podem congelar sua produção se outros membros do grupo e também a Rússia fizerem o mesmo.

Outro membro da Opep, o Kuwait, também já anunciou seu apoio à proposta.

Na quarta-feira, o Irã sinalizou que apoia a iniciativa, mas não deu sinais de que planeja impor um limite em sua própria produção. O ministro do Petróleo iraniano, Bijan Zanganeh, disse que seu país apoia os esforços dos demais países para estabilizar a cotação, mas afirmou que as demais nações “entendem a situação especial” de seu país.

Com a retirada de sanções por causa do programa nuclear iraniano, Teerã tem trabalhado para impulsionar suas exportações e recuperar fatia de mercado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.