O índice da empresa Serasa Experian sobre inadimplência com pagamento em cheque, divulgado nesta segunda-feira (21), mostrou recuo de 11,3% no volume de cheques devolvidos em relação aos compensados, na comparação com julho.
Conforme o levantamento, foram devolvidos 19,6 cheques a cada mil compensados no mês de agosto, ou 1,96% do total. Em julho, as devoluções haviam atingido 2,21% dos cheques emitidos. O cheque só é considerado sem fundo, segundo a Serasa, após a segunda devolução.
De acordo com a empresa de monitoramento de crédito, a melhora da economia, acompanhada pelo crescimento do emprego, principalmente o formal, são fatores que contribuem para a redução no número de cheques devolvidos. O "efeito calendário" (o fato de agosto ter tido menos dias úteis que julho) também contribuiu.
Acumulado do ano
No acumulado de janeiro a agosto de 2009, na comparação com igual período de 2008, a inadimplência com cheques cresceu 14,2%. Nos oito primeiros meses do ano, foram devolvidos 22,5 cheques para cada mil compensados (2,25%). Em 2008, o índice ficou em 1,97%.
Vigilância do Pix aumenta e parlamentares reagem: entenda a medida da Receita Federal
Devassa jurídica das emendas pode chegar a mais de uma dezena de partidos em ao menos 17 estados
A guinada de Mark Zuckerberg; ouça o podcast
Opositores afirmam que María Corina foi libertada após prisão violenta em Caracas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast