Os pequenos empreendedores respondem por mais de 60% dos empregos com carteira assinada e 40% da massa salarial de Curitiba. São cerca de 140 mil empresários que faturam, por ano, R$ 3,6 milhões. Por isso, a prefeitura lançou um pacote para facilitar a abertura de novas micro e pequenas empresas e profissionalizar quem já está no mercado. Em parceria com o Sebrae, vão ser criados, até 2015, 10 Espaços do Empreendedor dentro de cada Rua da Cidadania para dar capacitação e consultoria aos empresários da cidade.
Os técnicos do Sebrae também devem intermediar a aprovação de crédito para os micro empreendedores. "A diferença é que estaremos mais próximos dos empresários. Com a capacitação e a consultoria dos técnicos vamos estar mais próximos e atender melhor para que o empresário tenha mais sucesso", explica o diretor-superintendente do Sebrae, Vitor Roberto Tioqueta.
Os empresários também vão ter isenção fiscal de algumas taxas, e garantia de demanda, afinal 25% de todas as compras governamentais passarão a ser feitas desse setor. Outra meta é tentar reduzir o prazo médio para a abertura de uma nova empresa, que em Curitiba é de 15 dias. "Vamos dar isenção de alguns tributos,treinamento e conseguir empréstimo mais barato. Quase 90% dos empreendedores da cidade são pequenos e médios. Às vezes, a pessoa tem uma boa vontade, uma boa ideia, abre um negócio, mas não consegue sustentar, ter fôlego. Queremos ajudar, quem sabe um dia esse empresário a crescer", afirma o prefeito Gustavo Fruet.
Outra novidade é que as empresas com débitos tributários e previdenciários poderão participar de licitação, sendo apenas obrigadas a quitar os débitos até a assinatura do contrato. Por parte da prefeitura a promessa é reduzir a burocracia. Um grupo de representantes de várias secretarias municipais vai definir novas formas de facilitar a obtenção de CNPJ, licenciamentos ambiental e sanitário, e alvarás.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast