O Fórum de Sustentabilidade Corporativa foi o evento que reuniu as empresas dentro da agenda oficial da Rio+20, e contou com a participação de mais de 2 mil organizações, presença de CEOs do mundo todo, ministros e outras autoridades políticas, além de representantes da sociedade civil. O evento ocorreu entre os dias 15 e 18 de junho e debateu a participação do setor privado na construção de um futuro em bases mais sustentáveis.

CARREGANDO :)

Durante estes quatro dias, muitos painéis debateram um novo empreendedorismo, que não existe separado de valores sustentáveis. No momento em que o mundo busca soluções para diminuir a degradação ambiental, miséria, fome, catástrofes climáticas e crises econômicas, acarretadas pela falta de valores existentes em um modelo ultrapassado, um projeto empreendedor de sucesso precisa considerar todos estes fatores.

O painel "Good Business Models for a Sustainable Future" (Bons modelos de negócios para um futuro sustentável, na tradução literal) foi um dos muitos espaços que trouxe a necessidade de modelos de negócios empreendedores e criativos que dialoguem com este novo panorama mundial.

Publicidade

Composto por nomes conhecidos como Leonardo Boff, Oskar Metsavaht e Aminata Traore, entre outros, ele proporcionou diversas visões sobre mudanças no modelo de produção e consumo que hoje existe. Entre as diversas opiniões, vivências e pontos de vista, uma interseção: a educação é peça chave para que o empreendedorismo sustentável, realmente, aconteça.

A formação de líderes empresariais, consumidores e governantes responsáveis é um fator chave para a facilitação deste novo modelo de empreendedorismo. Afinal, produtos sustentáveis, produzidos de forma justa, que não degradem o meio ambiente, nem impactem de negativamente nenhum público envolvido, devem representar valor para quem estará tomando a decisão de produzi-lo, consumi-lo e fomentá-lo.