Antes de abrir um negócio próprio ou iniciar a expansão da sua empresa para outras regiões do país, o empreendedor precisa avaliar se existe mercado para seu nicho de atuação. É preciso identificar potenciais clientes que estejam interessados em adquirir produtos ou serviços da marca e dimensionar o tamanho da demanda para ver se o local comporta uma pequena, média ou grande operação.
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A pesquisa de mercado costuma ser o principal caminho para avaliar o tamanho do mercado da praça em que se pretende entrar. O levantamento pode ser feito por uma consultoria ou o próprio empreendedor pode levantar informações para criar o seu estudo de mercado.
O primeiro passo é identificar qual é o seu cliente: empresas (B2B), consumidor final (B2C) ou governo (B2Gov). Depois, analisar algumas variáveis como PIB per capita, densidade populacional, renda salarial média, nível educacional, concorrentes e número de compras feitas nos últimos anos.
Levantamento
Para ajudar nesta tarefa, a Endeavor – organização de fomento ao empreendedorismo – fez o levantamento das cidades com o maior índice de clientes potenciais. O índice mede o poder de compra dos clientes, sejam eles consumidores, empresas ou governo. O resultado é uma média do PIB per capita (que mede o poder de compra dos clientes B2B), a proporção entre empresas (que avalia o potencial B2B) e a média de compras públicas por empresa (B2Gov). Com exceção do PIB, de 2013, os demais dados são de 2015.
Confira abaixo quais são as dez cidades brasileiras com maior poder de compra. O estudo completo está disponível no Índice de Cidades Empreendedoras de 2016, no site da Endeavor.