Opção para quem pensa em ter o negócio próprio, as franquias continuam a atrair investidores em todo o país. No primeiro trimestre deste ano, foram abertas quase 3 mil novas unidades, totalizando mais de 141 mil unidades em operação. São 3.181 redes atuando no franchising até março deste ano.
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De acordo com o diretor de inteligência de mercado da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Claudio Tieghi, as redes mantiveram seus planos de expansão para 2016, mesmo que de forma mais conservadora. Ele afirma, ainda, que há um crescente interesse por modelos mais compactos ou que demandam menor investimento inicial.
Em Curitiba, há diversas marcas que buscam franqueados para abrir uma unidade na região. Os investimentos começam em R$ 2,990 mil, no caso da rede de microfranquias KoalaCar, especializada em limpeza ecológica de veículos, e podem ultrapassar a casa do R$ 1 milhão para ter uma loja da rede de fast-food Burger King.
Abaixo, segue uma lista de 10 marcas que buscam interessados em abrir um franquia em Curitiba:
Água Doce
Rede de restaurantes especializada em culinária brasileira que oferece desde práticos típicos até petiscos e lanches. A rede, fundada em 1990, possui mais de 90 restaurantes em nove estados e no Distrito Federal. Em Curitiba, a empresa pretende abrir, no mínimo, três unidades. O investimento inicial, que inclui taxa de franquia e demais despesas, é de R$ R$ 365 mil. O retorno do capital investido acontece em até 60 meses e o faturamento bruto de uma unidade é de R$ 96 mil, com lucro líquido entre 15% e 20%.
Até o fim do ano, a Água Doce vai lançar um modelo de franquia com cardápio mais enxuto para as praças de alimentação de shoppings. A pretensão é chegar a 150 unidades em todo o país.
Burger King
O Burger King mapeou cerca de 200 cidades brasileiras com grande potencial para receber uma franquia da marca e Curitiba está lista. Todos os modelos de unidades poderão ser negociados dependendo da localização e do investimento do empreendedor. As opções são: Free Standing (restaurante de rua com drive thru), In Line (restaurante de rua sem drive thru ou restaurante fora da praça de alimentação), Food Court (restaurante de shopping em praça de alimentação), Express (restaurante de hipermercados, posto de gasolina e galerias) e quiosques.
O investimento inicial para uma franquia do Burger King é de aproximadamente R$ 1,3 milhão, mas pode ser maior de acordo com o formato e tamanho da loja.
Coxinha Du Chef
A Coxinha Du Chef é uma rede de franquias de coxinhas com sabores diferenciados: hot dog, kibe com queijo, feijoada, brigadeiro e doce de leite. A rede passou a oferecer recentemente a opção de microfranquia, com investimento inicial a partir de R$ 79 mil. O retorno do capital investido acontece em até 30 meses e o faturamento médio mensal estimado é de R$ 35 mil. A rede cobra 5% de royalties e 2% de taxa de publicidade, ambos sobre o faturamento bruto. A empresa pretende ter até cinco unidades da marca em Curitiba até 2020.
Esmalteria Nacional
A Esmalteria Nacional oferece desde serviço de manicure até tratamentos para embelezamento das unhas. Os profissionais que atuam na loja são treinados para usar equipamentos de última geração, materiais esterilizados, utensílios descartáveis e esmaltes nacionais e importados. Para abrir uma unidade de 40 m², o investimento inicial é de R$ 60 mil, valor que inclui taxa de franquia e capital de giro. O retorno do investimento acontece em até 18 meses e o faturamento bruto mensal, após o primeiro ano, é de R$ 25 mil, com lucratividade estimada em 25%.
Evolute Cursos
A Evolute Cursos, rede paulista de franquias de escolas de cursos profissionalizantes, marca pertencente ao Grupo VA, pretende fechar 100 novos contratos de franquias, sendo dois em Curitiba. A rede já possui uma franquia na capital paranaense, no bairro Capão Raso. O portfólio da escola inclui mais de 70 cursos de ensino profissionalizante, dentre eles atendente de farmácia, secretariado, assistente de RH e assistente de logística.
O investimento total para abrir uma unidade custa entre R$ 27 mil e R$ 99,5 mil e o faturamento médio mensal é de R$ 25 mil. O retorno do investimento acontece em até 18 meses e são cobrados royalties de R$ 152 por mês.
Hope
Com 50 anos de fundação, a Hope é referência no segmento de moda íntima. A rede conta com 161 lojas em todo o país e possui uma indústria própria no Ceará, onde são feitas as peças da marca. Os produtos também podem ser encontrados em lojas multimarcas. Em Curitiba, a empresa tem três lojas, nos shoppings Mueller, Barigui e Curitiba, e pretende abrir mais duas unidades até o fim deste ano.
O investimento inicial para abrir uma franquia varia entre R$ 180 mil e R$ 260 mil, valor que inclui taxa de franquia, estoque inicial e estrutura. O faturamento médio mensal pode ser de R$ 60 mil ou R$ 110 mil (dependendo do modelo de loja), com lucro médio de 15%. O retorno do investimento acontece em até 36 meses e não há cobrança de royalties.
KoalaCar
Com operações nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a rede de microfranquias KoalaCar, especializada em limpeza ecológica de veículos, pretende abrir novas unidades nas cidades de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. O modelo da franquia é home-based, ou seja, o interessado pode começar o negócio da própria casa e prestar o serviço na residência do cliente.
Para ser um licenciado da marca, o empresário precisa ser Microempreendedor Individual (MEI) e pagar o investimento inicial, de R$ 2.990 mil, em até 10 vezes. O retorno do investimento acontece em até seis meses e são cobrados royalties de R$ 200 por mês, além de taxa de publicidade de R$ 100 por mês. De acordo com a empresa, a perspectiva é de que sejam inauguradas 10 unidades na região Sul até o final deste ano.
Quinta Valentina
A Quinta Valentina é um comércio de calçados femininos com canal de venda direta. A empresa começou em 2009 com uma loja física em Goiânia e cinco anos depois apostou no modelo da venda direta. O modelo da franquia é home-based, ou seja, os franqueados não precisam ter ponto comercial, pois levam os sapatos até a casa dos clientes. O investimento inicial, com taxa de franquia, é de R$ 25 mil e o retorno do capital investido acontece em até 11 meses. Já são 185 franqueadas por todo o país e a marca busca por mais dois franqueados em Curitiba até o fim deste ano.
Rabusch
A Rabusch, rede de franquias de vestuário feminino, que atualmente conta com 25 unidades franqueadas e 17 próprias, pretende inaugurar 15 novas unidades na região Sul até o fim de 2017. Em Curitiba, os planos são ter três novas lojas. A empresa foi fundada em 1986 e está presente em São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. O investimento médio para abrir uma unidade é de R$ 380 mil e os royalties são cobrados na compra dos produtos. O retorno do investimento acontece em até 36 meses e o faturamento médio mensal de uma unidade é de R$ 80 mil, com lucro líquido entre 12 a 15%.
Sóbrancelhas
Com apenas três anos no mercado, a Sóbrancelhas, empresa de design e serviços de estética para sobrancelha, conta com 165 unidades e pretende abrir mais 50 franquias no segundo semestre deste ano. A previsão da marca é dobrar o faturamento chegando a uma receita de R$ 50 milhões em 2016. Atualmente, toda a rede atende uma média de 90 mil pessoas por mês. Em Curitiba, a marca conta uma franquia em operação e duas em fase de implantação.
Para abrir uma unidade, o investimento mínimo inicial, que inclui taxa de franquia, é de R$ 110 mil para o modelo de quiosque, R$ 139 mil para loja e R$ 180 mil para truck. O retorno do investimento acontece em até 18 meses e o faturamento médio mensal é de R$ 35 mil, com lucro líquido de 45% a 50% do valor.
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