Se você quer abrir um negócio logo, sem gastar muito tempo planejando todos os detalhes da empresa, abrir uma franquia pode ser uma opção. Com investimentos que vão de R$ 7,5 mil a R$ 810 mil, listamos 23 marcas que planejam expandir para o Paraná, em diferentes segmentos.
Lembrando que adquirir uma franquia significa comprar um negócio já formatado. Mas, nem de longe, isso significa que você vai ter pouco trabalho. As boas marcas sempre dão suporte para o lojista, lá na ponta, ensinando o caminho das pedras. Mas é o empreendedor quem precisa trabalhar para fazer o negócio andar.
LEIA MAIS sobre empreendedorismo
Cinco negócios para abrir com até R$ 15 mil no bolso
Se você ainda não sabe como decidir entre abrir uma franquia e começar um negócio do zero, vale a pena ler estes conselhos do Marcelo Cherto, um dos primeiros especialistas em franquia do Brasil, com três décadas de experiência neste mercado. Já adiantamos o principal deles, aqui: informe-se bem. Estude bem uma franquia antes de fechar negócio. Afinal de contas, é o seu dinheiro que está em jogo.
Seis conselhos do maior especialista em franquias do Brasil
Confira a lista com 23 franquias que querem expandir no Paraná
ALIMENTAÇÃO
Sorvetes Rochinha
Loja de sorvetes tradicional do Litoral Norte de São Paulo, a Rochinha iniciou suas atividades em 1981. Um dos pilares da empresa é a utilização de frutas em seus produtos, além da manutenção de alguns processos manuais na fabricação. São três modelos de franquia, de loja, quiosque e food truck. Tem duas unidades em Curitiba, e pretende abrir mais duas na capital paranaense, ainda este ano.
Ficha Técnica
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Investimento total: R$ 200 mil (loja), R$ 109,5 mil (quiosque) ou R$ 125 mil (food kombi)
Prazo estimado de retorno: 18 meses a 36 meses
Dr. Freeze
Especializada em sobremesas, a rede tem como carro-chefe o sorvete de nitrogênio (daí o nome). Nascida em Curitiba, a Dr. Freeze começou agora a se expandir por franquias, e já tem previsão de abrir unidades em Curitiba, Cascavel, Londrina, além de Goiânia. A marca procura franqueados em Maringá, Umuarama e Ponta Grossa.
Ficha técnica
Investimento inicial: R$ 511 mil para uma loja de 200 m²
Taxa de franquia: R$ 70 mil
Royalties: 8% ao mês
Taxa de marketing: 2% ao mês
Faturamento Bruto: R$ 23 mil
Rentabilidade: 25% a 30%
Capital de giro: R$ 50 mil
Bolos da Cecília
A rede pretende inaugurar 25 unidades, sendo 5 em Curitiba e outras 20 espalhadas por grandes centros como São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçú. A rede diz ser a primeira de franchising a oferecer bolo de churros. Oferece bolo caseiro, produzido de forma totalmente artesanal. Além de bolos vendidos em pedaços, que podem ser consumidos com variados tipos de café e refrigerantes, além de salgados e sorvetes que são vendidos no local.
Ficha técnica
Modelo de negócio: 2 em 1 – Bolateria + Cafeteria
Investimento inicial (com taxa de franquia e capital de giro): R$ 188.390
Taxa de franquia: R$ 43.890
Capital de giro: R$ 32 mil
Capital para instalação: Reforma e adequação: R$ 61.000 + Móveis e equipamentos: R$ 51.500
Royalties: 6% do faturamento bruto
Taxa de publicidade: 2% do faturamento bruto
Área mínima por unidade: 50 m²
Nº de funcionários por unidade: 5
Mineiro Delivery
Surgiu como uma alternativa ao marmitex para que a comida não chegasse ao cliente revirada por conta do transporte. Trabalha com pratos tipicamente brasileiros, como feijoada, baião de dois, costelinha e galinhada. Hoje são 2 unidades no Paraná, em Curitiba e Maringá. A marca quer abrir mais 21 pontos no estado, em Londrina, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Apucarana, São José dos Pinhais, Araucária, Toledo, Campo Largo, Arapongas, Umuarama, Almirante Tamandaré, Cambé, Campo Mourão e Piraquara, além das cidades onde já está presente: Maringá e Curitiba.
Ficha técnica
Investimento inicial: R$ 120 mil
Taxa de franquia: R$ 35 mil
Capital de giro: R$ 10 mil
Royalties: R$ 1 mil
Taxa de publicidade: R$ 350
Área mínima: 50 m²
Nº de funcionários: 5
LEIA TAMBÉM De olho em quem perdeu o emprego e quer empreender, franquias esperam alta de 8%
FINANCEIRAS
Credfácil
Trabalha com empréstimos consignados. A primeira unidade foi em Reserva, próximo a Telêmaco Borba. Com 50 unidades em operação, a rede faturou R$ 15 milhões, em 2016.
Raio-x
Investimento inicial total: 50 mil
Taxa de franquia: R$ 15 a R$ 35 mil
Royalties: isento
Taxa de publicidade: isento
Area mínima: 35
Tributarie
A Tributarie atua na área de consultoria tributária e gestão fiscal e tem crescido 20% ao mês. Isto porque, no momento de crise, a maioria das empresas quer rever seus gastos, dívidas e recuperar pagamentos de tributos indevidos. Não é necessário ter profundo conhecimento da área tributária e nem ser advogado para ter uma unidade. No Paraná, a empresa quer abrir mais duas unidades, em 2017, e mais três, até o final do ano que vem, nas cidades de CUritiba, Maringá e Londrina.
Ficha técnica
Investimento inicial: R$ 9 mil
Total de investimentos: 40 mil (sendo 31 mil descontados do faturamento, com limite de desconto mensal de 25%)
Local: sem ponto fixo
Royalties: R$ 1,8 mil
Retorno: de 4 a 5 meses
Faturamento médio: R$ 45 mil
LEIA TAMBÉM Banheiro químico chique, estande de tiro e mais três ideias inusitadas de franquias
VESTUÁRIO
Hope
A rede atua há 51 anos no mercado de moda íntima. Oferece modelos de negócios com investimento inicial a partir de R$ 180 mil. São 165 franquias no país, com 11 pontos no Paraná ( Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Toledo). A empresa procura franqueados para abrir mais três unidades em Curitiba, uma em Apucarana, uma em Umuarama, uma em Campo Mourão e uma em Paranaguá.
Ficha Técnica
Investimento inicial: Aproximadamente R$ 180 mil (incluso taxa de franquia, estoque inicial e estrutura)
Capital de giro: recomenda-se um mês de faturamento
Taxa de franquia: R$ 15 mil
Taxa de royalties: Não cobra
Taxa de publicidade: 2%
Número de funcionários: 3
Área da unidade: a partir de 30 m²
Prazo de contrato: 60 meses
LEIA TAMBÉM Em programa de Dória, franquias empregam 90 ex-moradores de rua em São Paulo
FibStore
A FibStore é uma grife brasileira que começou a vender por e-commerce para o Brasil e para fora. No ano passado, abriu uma loja física conceito, no Rio de Janeiro, e agora buscas parceiros para expandir por franquias. As coleções são assinadas pela estilista ítalo-brasileira Roraine Zanetti. A marca procura parceiros para abrir três pontos em shoppings de Curitiba, com uma metragem mínima de 30 metros quadrados.
Raio-x
Investimento inicial: R$ 600 mil (loja montada e coleção)
Investimento em peças: R$ 70 a 100 mil
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Taxa de royalties: 12% sobre as compras
Taxa de publicidade: 5%
SAÚDE E BELEZA
Beryllos
A rede de cuticularia têm duas unidades e um ano de existência. Oferece serviços voltados para estética e saúde, com cuidados das mãos, pés, e fotodepilação. Quer abrir três unidades no Paraná ainda este ano, nas cidades de Londrina, Curitiba e São José dos Pinhais.
Raio-x
Investimento inicial: R$ 198 mil
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Royalties: R$ 1.800
Capital de giro: R$ 25 mil
Taxa de publicidade: R$ 500
Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
Prazo médio de retorno do investimento: 8 a 18 meses
Funcionários: 6 a 8 funcionárias
Metragem: 32 a 52 m²
Sóbrancelhas
Empresa de estética especializada em serviços para a região dos olhos. Atualmente a rede possui duas unidades em operação no estado, e projeta abrir mais duas ainda no 2º semestre de 2017.
Ficha técnica
Investimento mínimo inicial (com taxa de franquia): a partir de R$ 116.000,00 (quiosque) / R$ 160.000,00 (loja)
Taxa de Franquia: R$ 40 mil
Capital de giro: R$ 20 mil
Royalties: R$ 1,8 mil
Fundo de propaganda: R$ 500
Área mínima de uma unidade: Quiosque 6 m² / Loja 20 m²
Número de funcionários por unidade: 5 para shopping / 4 loja de rua
Sorridents
A Sorridentes tem planos de abrir, ainda este ano, mais três unidades em Curitiba e duas em outras cidades do estado.
Ficha técnica
Investimento inicial: R$ 180 mil (Lite) ou R$ 350 mil (Master)
Taxa de Franquia: R$ 45 mil (Lite) ou R$ 75 mil (Master)
Área total: 60m² (Lite) ou 200 m² (Master)
Royalties: 6% sobre o faturamento (mínimo de R$ 1 mil)
Publicidade: 2% sobre o faturamento bruto (mínimo de R$ 500)
Prazo do contrato: 5 anos
Odontoclinic
A Odontoclinic, rede de clínicas odontológicas, utiliza tecnologias próprias, que visam reduzir a interferência humana no tratamento, tornando-o mais rápido e seguro. A rede tem grande interesse no Paraná, devido ao alto poder aquisitivo do estado, e pretende chegar a todas as cidades do estado com mais de 80 mil habitantes. Atualmente já há unidades em Maringá, Curitiba, Londrina e Cascavel, além de uma em Foz do Iguaçu em processo de abertura.
Ficha técnica
Taxa de Franquia: R$ 45 mil ou R$ 65 mil
Capital de Giro: R$ 55 mil e R$ 80 mil
Capital de Instalação: R$ 150 mil e R$ 205 mil
Royalties: 8%:
Fundo de Mídia 2%
Tamanho em m²: 180 m² a 300 m²
ESCOLA DE IDIOMAS
Minds Idiomas
A rede nasceu há 10 anos, e se diferencia por ofertar turmas pequenas a um valor abaixo da média do mercado. São mais de 70 escolas nas cinco regiões brasileiras. O plano é expandir para mais três cidades, no Paraná, até dezembro: Curitiba, Araucária e Pinhais.
Raio-X
Investimento inicial: de 200 mil a 250 mil
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Royalties: Não é cobrado
Capital de giro: R$ 35 mil
Taxa de publicidade: 3 % (Base de Cálculo: Faturamento bruto)
Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
Lucro médio mensal: De 25% a 35%
Prazo médio de retorno do investimento: 24 meses
Funcionários: 9 funcionários
Metragem: 200m²
Academia Washington Franchising
A Academia Washington Franchising é uma escolas de inglês com mais de 50 anos no mercado. São quase 70 unidades distribuídas em todo território nacional. A rede pretende abrir novas unidades em 15 municípios do Paraná: Prudentópolis, Rio Branco do Sul, Pinhão, Santa Helena, Colorado, Ubiratã, Tibagi, Sengés, Capanema, Ampére, Quitandinha, Mangueirinha, Corbélia, Contenda e Campina da Lagoa.
Ficha técnica
Investimento inicial (com taxa de franquia e capital de giro): de R$49 mil a R$86.990 mil (modelo de negócio depende do número de habitantes da região)
Taxa de franquia: R$ 7,5 mil Small Market / R$ 25 mil Convencional
Capital de giro: R$ 20 mil
Capital para instalação: R$ 26 mil
Royalties: Isenção de 3 anos/150 alunos, após valor de 3 books
Taxa de publicidade: Não Possui
Área mínima por unidade: Não Possui
LEIA TAMBÉM Casa da Azeitona, empório do Mercado Municipal, lança plano de franquias
SERVIÇOS
Jan-Pro
Empresa norte-americana que oferece serviços de limpeza, conservação e manutenção de imóveis. Com uma unidade em operação no estado, a rede busca um máster franqueado para operar na região.
Ficha técnica
Investimento inicial: a partir de R$ 7,5 mil (micro), R$ 28,8 mil (gerencial), e R$ 70,2 mil (empresarial)
Capital de giro: 50% do valor do faturamento mensal da unidade
Taxa de instalação: R$ 2,5 mil (micro), R$ 12,5 mil (gerencial), R$ 52 mil (empresarial)
Taxa de franquia: a partir de R$ 7,5 mil (micro), R$ 28,8 mil (gerencial), R$ 70,2 mil (empresarial)
Taxa de royalties: 7% - Valor é baseado no faturamento bruto da unidade
Taxa de publicidade: Não cobra
Território Feminino
A revista Território Feminino tem foco em distribuição corporativa. O franqueado é como um representante de vendas: ele vende anúncios para comerciantes locais, e a revista (que é produzida pela sede), os veícula em edições trimestrais. Nascido em Umuarama, no Noroeste do Paraná, a rede tem planos de crescer de forma espiral, ou seja, chegando a cidades vizinhas até se expandir para todo o estado e, posteriormente, de forma nacional. São 5 unidades, até agora, todas no Paraná. A revista pretende expandir para todas as cidades do Paraná com mais de 100 mil habitantes, com preferência para Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Guarapuava e Piraquara.
Ficha técnica
Investimento inicial total: 65 mil
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Royalties: R$ 200 por página
Taxa de publicidade: R$ 500
Bono Pneus
Centro automotivo multimarcas, trabalha com o conceito de lojas amplas e com arquitetura "clean". As unidades oferecem os chamados serviços de under car (suspensão automotiva, pneus, limpeza de bicos, injeção eletrônica, amortecedor, freios e bateria). Os franqueados não precisam ser do setor automotivo. Atualmente, possui 55 lojas, sendo 4 no Paraná. O plano de expansão no estado prevê a abertura de mais 15 unidades, nos próximos cinco anos, sendo duas em Londrina e uma em Maringá. A rede busca cidades acima de 100 mil habitantes.
Ficha técnica
Investimento Inicial: R$400 mil a 810 mil (reforma, equipamentos + estoque inicial + taxa de franquia)
Capital de giro: R$ R$ 40 mil a R$ 150 mil
Taxa de Franquia: R$ 60mil
Taxa de Royalties: 5%
Taxa de propaganda: ?
Prazo de retorno do investimento: em até 48 meses
Faturamento médio de uma loja/mês: R$ 158 mil
Rentabilidade: 10% do faturamento bruto
Ticket médio: R$ 700
Funcionários são necessários por loja: 8 a 13 funcionários
Prazo de contrato: 5 anos
Limpidus
A rede de limpeza corporativa disponibiliza 12 modelos de franquias home-based. O investimento inicial parte de R$ 50 mil, e pode ser parcelado em até 18 meses. Além disso, é possível ser um franqueado máster, que terá exclusividade territorial e pode gerenciar franquias menores dentro deste perímetro. Atualmente, a Limpidus conta com 120 unidades, e quer abrir mais 40 até o fim do ano. No Paraná, são esperadas oito novas, com foco nas cidades de Londrina e Maringá.
Ficha técnica
Investimento Inicial: a partir de R$ 50 mil
Taxa de franquia: de R$ 38.230,00 a R$ 380 mil
Capital de giro: de R$ 2 mil a R$ 100 mil
Royalties: variável sobre faturamento bruto
Taxa de publicidade: variável sobre faturamento bruto
Área mínima: home-based
Nº de funcionários: de 6 a 300
Faturamento Médio Mensal: R$ 150 mil
Casa do Construtor
A região Sul é estratégica para a marca, que faz locação de equipamentos de pequeno porte para construção. No Paraná, em especial, as lojas apresentam resultado acima da média. Hoje há 15 unidades no estado. Nos próximos três anos, a marca quer dobrar o número de unidades na região.
Ficha técnica
Investimento inicial: de R$ 555 a R$ 780 mil
Taxa de franquia: de R$ 50 a R$ 80 mil
Capital de giro: R$ 40 a R$ 50 mil
Taxa de royalties: 8%
Fundo de marketing: 2%
Área de loja: 350 m²
Funcionários: 5
Multifilmes
A rede planeja abrir pelo menos 20 unidades no Estado, primeiro com foco nas cidades com mais de 150 mil habitantes e na sequência para cidades menores com o modelo nanofranquia. Criada em 1999, surgiu para atender clientes exigentes aplicando películas em vidros de veículos ou residências, seja para controle solar, antivandalismo, privacidade e também decorativas. Oferece produtos como papel de parede autocolante e adesivo para pinturas de veículos. Entrando para o segmento de franquias em 2017, oferece três modelos de negócio, com investimento inicial a partir de R$ 28 mil.
Ficha técnica
Investimento inicial: a partir de R$ 28 mil (nanofranquia), a partir de R$ 60 mil (store in store) e a partir de R$ 95 mil (loja modelo)
Taxa de franquia: R$ 15 mil (nanofranquia), R$ 30 mil (store in store) e R$ 40 mil (loja modelo)
Capital de giro: R$ 1 mil (nanofranquia), R$ 5 mil (store in store) e R$ 8 mil (loja modelo)
Royalties: 8%
Taxa de publicidade: 2%
Área mínima por unidade: Nanofranquia (delivery, não necessita espaço), Store in Store – 30 m², Loja – 80 m²
Nº de funcionários por unidade: 01 (nanofranquia), até 02 (store in store), mais 03 (loja)
King Case
É uma rede de franquias que personaliza cases. A loja modelo foi criada na cidade de São José do Rio Preto e, atualmente, soma seis unidades no interior do estado de São Paulo. Tem um depósito central e escritório, no qual funcionam setores de criação, produção e vendas por atacado. A rede pretende abrir 10 novas unidades no Paraná.
Ficha técnica
Investimento inicial (com taxa de franquia e capital de giro): a partir de R$ 50.150
Taxa de franquia: R$ 20 mil (store in store), R$ 30.000 (quiosque), R$ 40 mil (Loja de Rua) e R$ 45 mil (Loja Shopping)
Capital de giro: De R$ 5 mil a R$ 15 mil
Capital para instalação: A partir de R$ 25.150
Royalties: A partir de R$ 900
Taxa de publicidade: 3%
Área mínima por unidade: 4 m² (quiosque), 20 m² (loja de rua) e 30 m² (loja shopping)
Nº de funcionários por unidade: a partir de três
Oi
A Oi busca parceiros para abrir unidades em Curitiba, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Pato Branco. No país todo, são 63 cidades na mira da empresa. A empresa busca pessoas que tenham "identidade com a marca", um perfil "mobilizador e comunicativo, com foco em resultados e excelência de atendimento", e "visão de liderança".
Ficha técnica
Investimento inicial: para uma Franquia com 5 vendedores é de aproximadamente R$ 80 mil
Taxa de Franquia: R$ 12 mil, sendo dividida em 5 parcelas iguais e semestrais
Royalties: R$ 200 mensais, cobrados semestralmente
Não há cobrança de taxa de publicidade
Multicoisas
A rede procura franqueados para abrir 12 novas lojas no Paraná. A loja oferece soluções domésticas, que vão desde acessórios hidráulicos e elétricos, utilidades para o lar, até ferramentas e produtos de informática.A rede busca franqueados em quatro cidades paranaenses. Em Curitiba, que já conta com cinco lojas da rede, há espaço para abrir mais cinco. Em Londrina, onde já há três, dá para chegar a cinco. Há planos de estrear, ainda, nas cidades de Cascavel (3 lojas) e São José dos Pinhais (2). São 12 lojas novas, no total.
Ficha técnica da franquia
Investimento inicial: R$ 657 mil
Taxa de franquia: R$ 75 mil
Capital de giro: R$ 70 mil
Royalties: 5% sobre o faturamento bruto mensal
Taxa de publicidade: 1% sobre o faturamento bruto mensal
Prazo de retorno: entre 36 e 48 meses