Todo mundo tem ideias. Algumas pessoas têm boas ideias. Mas são raras aquelas que conseguem tirá-las do papel com algum sucesso. Foi pensando nisso que o especialista em marketing digital Jonathan Long listou os "cinco passos para criar e monetizar um negócio digital de US$ 1 milhão".
A lista foi elaborada a partir de um projeto novo de Long, o Lawye.rs. Ele comprou este domínio há algum tempo, sem saber para quê usá-lo (em português, seria como ser dono de um site com a URL Advogad.os). Agora que decidiu transformar em uma plataforma, Long destrinchou o processo de criação nestes cinco passos, que publicou na revista Entrepreneur.
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Além deste novo projeto, Jonathan Long é criador de duas empresas de propaganda, a Market Domination Media (especializada em propaganda online), e a blerrp (que conecta empresas a influenciadores digitais). Ele também criou uma startup de saúde bucal, a Sexy Smile Kit.
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Confira os cinco passos para fazer um negócio digital de um milhão de dólares:
1. Identifique um produto ou serviço que tenha um grande mercado (e pouca chance de cair em desuso)
Se você cria um negócio em uma área que nunca vai cair em desuso, a chance de você ter sucesso em longo prazo aumenta exponencialmente. Muita gente da área de tecnologia acaba apostando em "tiros curtos", áreas que estão na moda, sem pensar muito em como vai ficar daqui a 5, 10 anos. Mesmo quem vai para a área de tecnologia (que muda muito rapidamente), precisa pensar em uma sustentabilidade de longo prazo.
Long cita o caso do Direito. As pessoas sempre vão precisar de advogados. Mesmo que as lawtechs (as startups jurídicas) cresçam, a dependência das sociedades pelo Direito não deve mudar tão cedo.
2. Não precisa reinventar a roda. Mas ofereça alguma coisa que ninguém mais tem
Você não precisa inventar a roda, na hora de criar um negócio baseado na internet. Tudo bem ter concorrentes, outras empresas oferecendo o mesmo serviço que você. Mas a sua ideia tem que ser diferente de todas elas, ter algo de especial. O que, em inglês, é chamado de "proposta exclusiva de venda" ("Unique Selling Proposition", ou USP).
Significa que você pode até ter o mesmo negócio que outras pessoas. Mas o que você oferece ao seu usuário é único, exclusivo. Mais ninguém tem.
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3. Descubra como gerar dinheiro
Como os negócios ganham dinheiro com a internet? Bem, existem diversas formas. Alguns sites cobram pelo acesso, certos aplicativos de celular fazem o mesmo. Tem gente que vive só dos ganhos em publicidade, e por aí vai. Qual delas é a melhor maneira de fazer dinheiro? Não existe resposta certa.
Por isso quem for trabalhar com internet deve pensar bem que forma de monetização combina mais com o seu negócio. Lembrando, é claro, que uma startup sempre pode "pivotar", mudar a estratégia se as coisas não estiverem dando certo.
O exemplo que Long cita é de um site que ele está criando para reunir firmas de advocacia. Ele quer oferecer um ambiente limpo e agradável para os clientes, sem propagandas ou pop-ups, onde seja fácil de navegar. Por isso optou por ganhar dinheiro em cima dos escritórios, que devem pagar para ter suas informações listadas.
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4. A estratégia de marketing e propaganda deve estar alinhada à monetização
É difícil que algum negócio virtual dê certo sem ter um plano de marketing e propaganda sólido. Muita gente entende isso, e há até uma piada no mundo das startups de que muita empresa busca a imprensa antes mesmo de ter um produto rodando.
O lance é que não basta o marketing ser bom. Ele deve estar alinhado à estratégia de monetização. No exemplo citado, são os escritórios de advocacia que vão entrar com dinheiro. Significa que não basta que o site tenha um grande número de clientes, entre seus visitantes. Isto é importante para dar moral, mas não é suficiente para fazer entrar a grana.
Por isso o foco deve ser nos próprios escritórios, de preferência fazendo com que os próprios advogados divulguem a rede para os seus pares. Para isso, a plataforma deve ter uma área só para produção de conteúdo, que deve engajar estes profissionais na propagação das informações.
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5. Busque feedback dos seus clientes em potencial
Lançar alguma coisa na internet sem antes ter um feedback dos seus clientes em potencial é uma grande cilada. "Ah, mas eu tenho uma ideia genial". Muito que bem. Mas será que as outras pessoas também vão achar isso?
Não confie só na sua intuição.
Ouvir críticas e feedback pode ser meio chato, e você pode ficar com aquele sentimento de que está atrasando o lançamento. Mas essa é a única forma de saber se o seu produto têm algum apelo, e de saber o que precisa ser feito para melhorá-lo.
No caso da plataforma de advocacia, Long conversou com dezenas de escritórios para saber do que eles sentiam falta. Ajudou a montar o modelo do negócio, e também a definir um preço que é compatível com o que as pessoas acham justo.