Empreendedores da Grande Curitiba têm à disposição ao menos 50 potenciais negócios, distribuídos nos 29 municípios que compõem a Região Metropolitana de Curitiba. O levantamento completo, do Sebrae-PR, será apresentado durante a Feira do Empreendedor 2013, que acontece entre hoje e domingo, no Expo Unimed, na Universidade Positivo (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido).
As possibilidades englobam varejo, comércio e serviços. Pelo estudo, os 75 bairros da capital paranaense têm vocações próprias, com características específicas de oferta e consumo. Já na RMC, São José dos Pinhais é o município com maior número de potenciais negócios, atrás apenas de Curitiba.
Uma coisa é uma coisa...
O Sebrae-PR lembra que há diferenças entre potencialidade e oportunidade. Potencialidade indica uma provável necessidade, não exatamente uma oportunidade de mercado, já que vai depender da capacidade empreendedora do empresário em transformar um potencial negócio em uma empresa. Já a oportunidade é a capacidade que a empresa tem em obter retorno financeiro ao atender um desejo de seu mercado-alvo.
"O empreendedor encontra nas potencialidades indícios de prováveis necessidades não atendidas em determinada região, com base no cruzamento de dados de consumo e de oferta. Investigar de perto as necessidades de um mercado é tarefa do empreendedor", salienta Joana D'Arc Julia de Melo, coordenadora da feira.