| Foto:

Simulação

Loja-modelo explicará os conceitos do varejo na prática

Uma das atrações da Feira do Empreendedor será uma loja-modelo, criada para disseminar conceitos e novidades do varejo. Os visitantes vão ter acesso a uma série de técnicas sobre como uma loja pode funcionar de maneira mais eficiente e atrativa.

Os visitantes conhecerão estratégias que tornam mais eficiente a comunicação com o cliente, o visual do merchandising e o layout, fatores decisivos para um ambiente mais agradável de consumo.

Para participar da feira, os visitantes deverão informar o número do CPF, item que será obrigatório para o preenchimento da ficha de inscrição. Os empresários de micro e pequenas empresas e funcionários, além do CPF, também deverão informar o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) do negócio, bem como a razão social e o nome fantasia do empreendimento.

CARREGANDO :)

Acompanhe

As palestras do empresário Mario Gazin, no dia 21, e do apresentador Serginho Groisman, no dia 22, ambas a partir das 19h30, serão transmitidas via live blogging na página Empreender-PME: www.gazetadopovo.com.br/economia/empreender-pme.

Empreendedores da Grande Curitiba têm à disposição ao menos 50 potenciais negócios, distribuídos nos 29 municípios que compõem a Região Metropolitana de Curitiba. O levantamento completo, do Sebrae-PR, será apresentado durante a Feira do Empreendedor 2013, que acontece entre hoje e domingo, no Expo Unimed, na Universidade Positivo (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido).

Publicidade

INFOGRÁFICO: RMC tem potencial para vários empreendimentos

As possibilidades englobam varejo, comércio e serviços. Pelo estudo, os 75 bairros da capital paranaense têm vocações próprias, com características específicas de oferta e consumo. Já na RMC, São José dos Pinhais é o município com maior número de potenciais negócios, atrás apenas de Curitiba.

Uma coisa é uma coisa...

O Sebrae-PR lembra que há diferenças entre potencialidade e oportunidade. Potencialidade indica uma provável necessidade, não exatamente uma oportunidade de mercado, já que vai depender da capacidade empreendedora do empresário em transformar um potencial negócio em uma empresa. Já a oportunidade é a capacidade que a empresa tem em obter retorno financeiro ao atender um desejo de seu mercado-alvo.

"O empreendedor encontra nas potencialidades indícios de prováveis necessidades não atendidas em determinada região, com base no cruzamento de dados de consumo e de oferta. Investigar de perto as necessidades de um mercado é tarefa do empreendedor", salienta Joana D'Arc Julia de Melo, coordenadora da feira.

Publicidade
www.feiradoempreendedorpr.com.br