Fundadores de importantes grupos econômicos do Paraná, Oriovisto Guimarães (Positivo), Miguel Krigsner (Boticário) e Joel Malucelli (J. Malucelli) iniciaram suas carreiras empreendedoras há mais de 40 anos, “quando essa palavra nem existia e a gente era trabalhador mesmo”, como diz Malucelli.
O trio de executivos bem-sucedidos compartilhou ideias de gestão durante o Encontro Empresarial Visionários do Paraná, realizado na última segunda-feira (7), na Universidade Positivo.
Fundo para escola
Durante o Encontro Empresarial Visionários do Paraná, a J. Malucelli Investimentos lançou um fundo especial para apoiar o Centro de Educação João Paulo II, escola fundada pelo professor Belmiro Valverde, falecido em 2014, e que atende crianças carentes na periferia de Curitiba. O fundo de renda fixa J. Malucelli Educa vai reverter 100% do valor líquido da taxa de administração para a instituição. O novo produto tem liquidez diária, com taxa de administração de 1% ao ano, e aplicação mínima a partir de R$ 10 mil.
A posição privilegiada de quem conquistou mercado e estabeleceu marcas de sucesso pode ser uma inspiração para quem está em diferentes fases do próprio negócio. Para cada um, Guimarães, Krigsner e Malucelli dão algumas dicas. Confira:
Miguel Kigsner
Importante é não perder a fé e acreditar na capacidade dos seus desejos. Há muitos obstáculos a serem superados.
Siga com seus planos, independente do ambiente e das dificuldades impostas pelas ações do governo. Situações diversas vão exigir cada vez mais superação de desafios.
Manter os negócios em um nível de desenvolvimento alto é, muitas vezes, mais difícil do que iniciá-los. Busque novos propósitos a cada dia.
Oriovisto Guimarães
É preciso acreditar no projeto e reunir o máximo de informações sobre o negócio para desenhá-lo. Será necessário muito trabalho e persistência.
Fique atento às oportunidades que surgirem para desenvolver o projeto inicial. É importante valorizar os recursos humanos disponíveis e atender aos desejos dos clientes.
A empresa tem suas leis próprias e é preciso respeitá-las. O empreendedor serve sua empresa e não ao contrário. Os negócios não têm fim, estão sempre crescendo ou diminuindo. Sonho bom é sonho que não termina.
Joel Malucelli
Acreditar e correr atrás das oportunidades para transformá-las em bons negócios.
O importante é manter a credibilidade da sua empresa, trabalhar seu conceito e não abrir mão dele.
É preciso planejamento para não dar passos maiores do que é capaz e correr o risco de perder tudo o que foi conquistado.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast