A cada sete minutos, um novo empreendedor se torna empresário no Paraná e a probabilidade de ele ter investido em uma loja de roupas e acessórios é de um para dez. Essa é uma das principais conclusões do balanço do primeiro semestre da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), que soma os dados de empresários do órgão e dos registros do Microempreendedor Individual (MEI).
Nos primeiros seis meses do ano, 27,1 mil empresas foram registradas na Jucepar, enquanto outros 23,6 mil empreendedores se inscreveram no MEI entre empresas e MEIs, foram 50,7 mil novos empreendimentos, uma média de 282 por dia. A loja de roupas e acessórios foi a opção favorita entre os paranaenses: 4,9 mil destas lojas foram abertas no primeiro semestre, 27 por dia.
A loja de roupas e acessórios é unanimidade nas cinco maiores cidades do Paraná. No ranking das empresas mais abertas por município, a loja está no primeiro lugar em Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel, que, juntas, somaram 1.648 novos empreendimentos. Outras atividades que completam a lista de dez atividades mais procuradas no Paraná são serviço de obras de alvenaria, salão de cabeleireiros, lanchonetes, centro estético, transportadora de cargas, serviços de pintura de edifícios, instalação e manutenção elétrica, bar e minimercado.
Sintonia
Para Rodrigo Kremer, professor de economia do ISAE/FGV e da Fesp, a ordem das atividades entre as dez mais procuradas por empreendedores paranaenses mostra que eles estão acompanhando a situação econômica do estado. O economista afirma que as empresas abertas refletem grandes grupos, como construção civil, beleza e alimentação.
"Com o aumento da renda dos consumidores, há mais oportunidades na prestação de serviços e os dados apontam que o empresariado tem acompanhado o mercado de trabalho e abrindo empresas para dar conta da demanda dessas pessoas", analisa.
A prestação de serviços de obras e alvenaria, de pintura de edifícios e de instalação e manutenção elétrica foram responsáveis por 5,1 mil novos empreendimentos em todo o estado. "O surgimento dessas empresas reflete o boom da construção civil, que puxou outras atividades relacionadas junto", pontua.
Ranking local
No top 3 da preferência entre as principais cidades do estado, a loja de roupas é a unanimidade. Entretanto, o segundo e terceiro lugar no ranking dos empreendimentos mais abertos mudam conforme a localização. Em Curitiba, por exemplo, centro estético e salão de cabeleireiros estão entre os ramos mais procurados o que reflete o aquecimento do setor da beleza , enquanto em Cascavel obras de alvenaria e pintura de edifícios têm medalha de prata e bronze, respectivamente.