Fernanda Greggio é fundadora da Avec. A empresa deve faturar R$ 8 milhões ao fim de 2017.| Foto: Divulgação

Fernanda Greggio tem apenas 27 anos e já figura entre as mais importantes empresárias do setor de beleza no Brasil. A mineira de Belo Horizonte, que divide sua rotina entre a casa em Curitiba e o escritório em São Paulo, é uma das proprietárias da Avec, focada em soluções tecnológicas para o gerenciamento de salões, centros de estética, barbearias e spas. Além disso, está à frente da Beauty Week, um dos principais eventos brasileiros na área, que reúne profissionais e estabelecimentos renomados para oferecer descontos em serviços. 

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A jovem formada em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e com MBA em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) fundou sua primeira empresa aos 23 anos, mas já pensava em tocar algo próprio bem antes disso.

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Ela trabalhava no site de compras coletivas Peixe Urbano e, ao se deparar com o conceito de startup — ainda recente no Brasil —, notou que era possível obter resultados rápidos com um investimento financeiro relativamente baixo por meio da tecnologia. Bastou uma boa ideia para transformar uma percepção em negócio. 

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Solução lucrativa e criativa

Fernanda ainda se lembra da ansiedade que sentia ao precisar marcar hora no cabelereiro em horário comercial. “Como achava desconfortável fazer isso na frente dos colegas do trabalho, acabava tendo que colocar um alarme no celular para ligar no salão logo que saía da empresa, antes que ele fechasse”, lembra.

Foi desse problema do cotidiano que a ideia do Salão Vip surgiu, um dos principais produtos da Avec, empresa que hoje conta com 20 mil salões associados e cresce 300% ao ano.

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O Salão Vip é um site de agendamento de serviços de beleza que possibilita aos clientes dos estabelecimentos parceiros marcarem um horário verificando a agenda do lugar de sua preferência em qualquer hora do dia.

O software também oferece um suporte de gestão que facilita o cadastramento da clientela e ainda consegue enviar lembretes automáticos e promoções por celular a todos os contatos do banco de dados se necessário. 

A Avec também desenvolveu facilidades como o Avec App, aplicativo de celular que visa estreitar a relação entre o salão e seus clientes, o Hair Solution, software local que facilita operações administrativas, como fluxos de caixa, e o Avec Pay, focado em transações financeiras.

Foram soluções que lançamos de maneira bem natural com base nas demandas do mercado após o sucesso do serviço de agendamento”, conta. 

Segmento mais do que promissor no Brasil

A escolha da área para o investimento foi fruto de uma decisão bem acertada. Fernanda mergulhou a fundo no setor de beleza logo depois de perceber que o segmento era um dos que não tiveram um desenvolvimento massivo no quesito tecnologia ao longo dos diferente do que se via nos salões”, lembra. 

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Ao lado dos sócios, Feres Baladi, Robson Teles e Victor Sorroche, que Fernanda conheceu por meio de amigos que tinha em comum com os futuros parceiros, a empresária gere um time de 40 funcionários internos e 20 externos à sede da Avec, localizada em São Paulo. Feres cuida da parte estratégica, Victor fica centrado na área de aplicativos e pagamentos, e Robson responde pelo desenvolvimento de Sistemas de Gestão.

Sempre falamos que demos muita sorte por nos complementarmos em nossas atividades e temperamentos. Acabamos nos vendo mais do que qualquer outra pessoa da nossa família”, diz a empresária. 

Semana da beleza 

A Avec não é o único projeto de Fernanda que tem dado certo. Depois de trabalhar um ano diretamente com proprietários de estabelecimentos de beleza, ela identificou vários problemas que afetavam o bolso de seus clientes. Entre eles, estava uma sazonalidade típica que reduzia as visitas aos salões em determinadas épocas do ano.

“No início, as pessoas estão de férias, viajando. No meio, é frio e a frequência também cai”, explica. 

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E foi pensando em resolver essa queda eventual de faturamento do setor que a empresária criou a Beauty Week, evento de duas semanas que reúne salões importantes e conceituados, como o C Kamura, de São Paulo e o Expert, de Curitiba, para oferecer descontos mínimos de 30%. 

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Os participantes divulgam suas marcas e preços no site da Beauty Week e recebem clientes interessados no serviço oferecido e, claro, nos preços especiais.

Focamos em mulheres da classe A e B, entre 21 e 35 anos. São as que mais consomem produtos e serviços de beleza”, especifica.

A meta de Fernanda é que, em 2018, o evento chegue a 10 cidades do Brasil e leve em torno de 1 milhão de pessoas aos estabelecimentos participantes.

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Quando empreender é também renunciar 

Para investir no sonho, Fernanda deixou a família e o namorado em Curitiba e centrou seu trabalho em São Paulo, onde o mercado é maior. Nesse meio tempo, precisou adiar vários projetos, perdeu aniversários, casamentos e abriu mão de momentos de convivência familiar que, a empresária admite, são extremamente importantes. Mas, para ela, estas renúncias são sacrifícios comuns entre quem empreende e não há motivos para se arrepender. 

Com uma rotina intensa — boa parte dela vivida dentro da empresa — a jovem não perde de vista suas metas e almeja potencializar cada vez mais o crescimento de seus negócios, que corre em ritmo acelerado desde o início. A expectativa para a Avec, por exemplo, é atingir R$ 8 milhões ao fim deste ano. “Empreender é viver em uma montanha russa de emoções todos os dias. E a percepção de como a sua empresa impacta o dia a dia de alguém é realmente gratificante”, diz.