Participantes de um grupo no LinkedIn, rede virtual de networking, resolveram extrapolar as barreiras virtuais e criar encontros regulares para conhecer aquelas pessoas com quem se relacionavam pela internet. O resultado: as discussões online se tornaram presenciais e abriram portas para micro e pequenos empresários, que em rápidas conversas conseguiram conquistar clientes, fornecedores e indicações de novas possibilidades para seus empreendimentos.
Alberto Rejtman, um dos organizadores do Networking Curitiba, conta que a ideia ao criar o evento foi redescobrir o contato e criar vínculos. A página no LinkedIn tem cerca de oito mil membros e no último evento, realizado no início do mês, cem pessoas trocaram informações.
Para os empresários, Rejtman destaca duas oportunidades principais, em meio a tantas outras em se (re)aproximar das pessoas: clientes e profissionais para a empresa. "O empresário pode descobrir novos mercados. Mesmo que não encontre clientes, pode haver indicações e dicas com os participantes, que se tornam fios condutores. Além disso, é possível encontrar mão de obra qualificada entre os participantes", salienta.
O consultor de marketing Frederico Burlamaqui, depois de participar de três encontros do Networking Curitiba, conseguiu fechar contratos que quase preencheram toda a capacidade de atendimento da sua empresa. "No primeiro encontro consegui o meu primeiro cliente em assessoria de marketing. No evento seguinte, comecei a ser reconhecido no grupo, conquistei outro cliente e um terceiro surgiu por indicação", lembra.
Mais que fechar contratos, Burlamaqui conta que o evento serviu para a interação e troca de informações sobre o mercado em que atua. "Conheci o grupo e não vou só para vender, mas para buscar fornecedores e potencializar negócios", ressalta.
O encontro serve ainda como oportunidade para pessoas de fora da capital encontrar referências sobre a cidade, diz Rejtman. "A maioria dos participantes é de fora. Eles vêm para conhecer pessoas, já que não têm referências na cidade. A busca de informações passou do virtual para o real, para tomar um café e fortalecer as relações", observa.