O consultor Burlamaqui: em três encontros, dois contratos fechados| Foto: Diego Pisante/ Gazeta do Povo

Uma brincadeira que estimula o bate-papo

Para quebrar o gelo e estimular a interação, há uma dinâmica nos eventos do Networking Curitiba: na entrada, o participante recebe um cartão, com um nome de outra pessoa, e tem como missão encontrá-la. A intenção da brincadeira é incentivar a busca de contatos. Quem participa pode passar as horas do encontro sem encontrar a pessoa do nome do cartão, mas certamente conhecerá outros participantes que podem gerar oportunidades de negócio.

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Há dois eventos previstos neste ano para Curitiba: No dia 4 de setembro e 27 de novembro. Acompanhe o grupo Networking Curitiba no LinkedIn pelo link http://linkd.in/Z0SQfH.

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Participantes de um grupo no LinkedIn, rede virtual de networking, resolveram extrapolar as barreiras virtuais e criar encontros regulares para conhecer aquelas pessoas com quem se relacionavam pela internet. O resultado: as discussões online se tornaram presenciais e abriram portas para micro e pequenos empresários, que em rápidas conversas conseguiram conquistar clientes, fornecedores e indicações de novas possibilidades para seus empreendimentos.

Alberto Rejtman, um dos organizadores do Networking Curitiba, conta que a ideia ao criar o evento foi redescobrir o contato e criar vínculos. A página no LinkedIn tem cerca de oito mil membros e no último evento, realizado no início do mês, cem pessoas trocaram informações.

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Para os empresários, Rejtman destaca duas oportunidades principais, em meio a tantas outras em se (re)aproximar das pessoas: clientes e profissionais para a empresa. "O empresário pode descobrir novos mercados. Mesmo que não encontre clientes, pode haver indicações e dicas com os participantes, que se tornam fios condutores. Além disso, é possível encontrar mão de obra qualificada entre os participantes", salienta.

O consultor de marketing Frederico Burlamaqui, depois de participar de três encontros do Networking Curitiba, conseguiu fechar contratos que quase preencheram toda a capacidade de atendimento da sua empresa. "No primeiro encontro consegui o meu primeiro cliente em assessoria de marketing. No evento seguinte, comecei a ser reconhecido no grupo, conquistei outro cliente e um terceiro surgiu por indicação", lembra.

Mais que fechar contratos, Burlamaqui conta que o evento serviu para a interação e troca de informações sobre o mercado em que atua. "Conheci o grupo e não vou só para vender, mas para buscar fornecedores e potencializar negócios", ressalta.

O encontro serve ainda como oportunidade para pessoas de fora da capital encontrar referências sobre a cidade, diz Rejtman. "A maioria dos participantes é de fora. Eles vêm para conhecer pessoas, já que não têm referências na cidade. A busca de informações passou do virtual para o real, para tomar um café e fortalecer as relações", observa.