Quase 14 horas por semana é o tempo que o brasileiro fica na internet assistindo a vídeos, enquanto 5,5 horas semanais são dedicadas à televisão. A pesquisa feita pela IMS Internet Media Services, em parceria com a comScore, em novembro de 2015, mostra que os vídeos sob demanda na web são assistidos por 82% dos brasileiros.
Essa mudança no perfil de consumo de mídia e o uso sistemático dos dispositivos móveis fazem com que as empresas busquem parcerias com youtubers, blogueiros e celebridades da internet para divulgar marcas, produtos e estilos de vida. Ou seja, a internet abre uma oportunidade nova para pequenas empresas que nem sempre tem acesso à publicidade tradicional.
“Se bem feitas, essas estratégias geram resultados mais efetivos e significativos do que os tradicionais filmes de 30 segundos na TV. É uma nova tendência do marketing, as marcas não podem ignorar esse fenômeno”, analisa o professor do Master em Marketing e Comunicação Digital da ESPM Sergio Lage
Consolidação
No caso da loja curitibana Geek Wish, esse tipo de estratégia foi adotado em 2015 e se consolidou quando a marca se aliou à blogueira Melina Souza. “Foram quatro meses de parceria que renderam 20% de aumento nos acessos no site”, diz a sócia fundadora Thamires Betin.
Ela afirma que decidiu investir nesse nicho porque, assim como as pessoas se sentem amigas dos influenciadores digitais, a política e o atendimento da loja seguem esse perfil. “Nosso jeito de trabalhar é muito personalizado, muitas vezes ficamos amigos dos clientes. Por isso, mais do que buscar influenciadores com grande número de seguidores, buscamos quem tenha a ver com o negócio, quem tenha perfil do cliente da Geek Wish”, completa Thamires.
Estilo de vida
Já para a marca de camisetas Santacosta, a intenção é popularizar, junto com o nome, o estilo de vida típico do Litoral catarinense e da Praia Brava, em Itajaí – sem deixar de incluir praias de outros locais nas temáticas das peças.
Bem por isso, as parcerias firmadas pelos sócios Jefferson Matias e Christopher Stoner são com atletas, em geral de surf, e com bandas – como a curitibana Leash. “Deram muito certo as parcerias com amigos nossos: músicos, atletas e amigos do dia-a-dia mesmo. São pessoas engajadas na nossa ideia e que acabam se conectando com a marca”, conta Jefferson Matias.
Só humanos?
O curioso é que nem todo influenciador digital é um ser humano. A empresa de produtos pet Zee.Dog possui um clube de embaixadores – a Zee.Dog Máfia - de 86 cães, e alguns gatos, escolhidos a dedo pela marca. A divulgação por meio dos embaixadores é usada para promover produtos, criar identificação e difundir o lifestyle da empresa. “É incrível como é fácil encontrar divulgação natural quando achamos clientes que já confiam e se identificam com a marca”, comenta a coordenadora de marketing da empresa, Gabriella Ferreri.
Um desses embaixadores é Johnny Cash, um bullterrier de quase um ano, do casal Jaqueline Monteschio e Henrique Fontato Marques. “Minha esposa já trabalhava com internet e com esse sistema de parcerias e foi natural criarmos um perfil para o Johnny no instagram. Nós já éramos clientes da marca e, depois de um ação pontual, o Johnny foi convidado para ser embaixador”, conta Henrique.
De duas a três vezes por dia, Johnny Cash posa para uma foto que irá para a rede social. E, a partir do código de desconto que a marca disponibiliza para o cachorro, é possível saber quantas e quais vendas surgiram a partir de suas postagens. E o trio Henrique, Jaqueline, Johnny ganham uma proporção dessas vendas.
O trabalho deles, além de postar fotos, é interagir ativamente com a produção da marca: testar brinquedos e produtos, dar feedbacks, ajudar a escolher estampas para próximas coleções, entre outros. “É meio de divulgação barato, sem burocracias e que dá resultado”, afirma Henrique Marques.