Atuando em um segmento que cresce anualmente 28%, com faturamento que chega a até US$ 320 milhões por ano, segundo dados Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), a empresa curitibana Belt Nutrition, que vende suplementos vitamínicos, vem atraindo investidores. O mais recente sócio a entrar no negócio foi o ator e apresentador Luigi Baricelli, atraído pela proposta do produto e pela expectativa de crescimento do negócio.
Em um ano de funcionamento, a Belt Nutrition já faturou R$ 1,8 milhão. Com sede em Curitiba e fabricação nos Estados Unidos, a empresa conta com 12 funcionários mais uma equipe de vendas responsável por levar os produtos até as prateleiras de supermercados e farmácias especializadas.
São comercializados, em média, 900 itens por mês, que custam de R$ 39,90 até R$ 229. Toda a fórmula foi criada e desenvolvida pela empresa, que conta um médico no seu quadro de sócios. Uma fábrica nos Estados Unidos, na Flórida, é a responsável por fazer os suplementos.
Segundo Rodrigo Camargo , diretor da Belt,o grande diferencial da marca é o fato de os suplementos serem pastilhas mastigáveis com sabores de morango, baunilha, laranja e eucalipto. “Buscamos criar o hábito de as pessoas consumirem suplementos vitamínicos”, explica Camargo, ao destacar a importância do produto ser saboroso e mastigável para quebrar a barreira da experimentação.
Começo
A ideia do negócio surgiu para atender pacientes que passavam por cirurgias bariátricas. Como, após a cirurgia, esses pacientes precisavam repor vitaminas, minerais e proteínas, Camargo e seus sócios tiveram a ideia de desenvolver uma fórmula que atendesse às demandas nutricionais desse grupo de pessoas.
Já no segundo mês de funcionamento, eles perceberam que o produto caiu no gosto popular e ampliaram a linha para qualquer pessoa adulta que queira complementar sua alimentação. “É difícil ter uma alimentação que contemple todos os nutrientes”, diz Camargo. Ele explica que o suplemento também funciona para prevenção de doenças.
Os produtos são vendidos via e-commerce e começam a ser distribuídos para supermercados e farmácias especializadas de todo o país neste ano. A expectativa é recuperar o investimento inicial, de R$ 3 milhões, nos próximos quatro meses.
Luigi Baricelli, que já é sócio de outras empresas, decidiu investir na paranaense Belt Nutrition no fim do ano passado. “Os produtos estavam muito focados nos bariátricos, entrei para ampliar a divulgação para as pessoas que queiram ganhar saúde”, diz. Ele atua na parte comercial e de divulgação da marca.