Apesar da ampla oferta de produtos e serviços para pequenas e médias empresas, os empreendedores ainda têm dificuldades no relacionamento com instituições financeiras. A explicação, de acordo com estudo elaborado pela empresa de consultoria Bain & Company, está na falta de combinação de produtos financeiros, como concessão de crédito, com serviços não financeiros, como orientação para crescimento e desenvolvimento do negócio.
A pesquisa mostra que, em mercados emergentes como o Brasil, as pequenas e médias empresas (PMEs) representam um ramo de negócio bastante rentável e atrativo a grande parte das instituições do setor financeiro. Porém, o setor tem dificuldades para desenvolver modelos de negócio robustos para o segmento.
“Eles (instituições financeiras) precisam desenvolver combinações sustentáveis de crédito e produtos/serviços auxiliares, bem como um entendimento detalhado das necessidades dos consumidores. Além disso, os bancos também devem demonstrar para donos de negócios que podem fornecer processos rápidos e de baixo custo a fim de conquistar a confiança deles”, relata a consultoria.
No país, algumas instituições financeiras estão tentando quebrar essa barreira ao desenvolver serviços específicos para pequenas empresas. O Santander lançou no ano passado a plataforma Santander Negócios & Empresas, que conta com cursos on-line para ajudar no desenvolvimento e internacionalização dos negócios.
Outro destaque do projeto são as palestras sobre temas de interesse ao mundo corporativo. As palestras acontecem em parceria com o Insper e são destinadas a clientes e não clientes. “Temos palestras de inovação, de gestão de pessoas. Isso ajuda muito os empresários a terem outra visão dos seus negócios”, diz Marcelo Aleixo, superintendente executivo de PME do Santander.
Já o Banco do Brasil apostou na criação de agências e escritórios específicos ao segmento de pequenos negócios. O banco possui 19 agências exclusivas para empresas com faturamento bruto anual a partir de R$ 1 milhão, com planos de chegar a até 50 unidades até o fim deste ano. Os escritórios estão presentes em seis cidades, incluindo Curitiba.
O diferencial desses estabelecimentos, segundo o banco, é contar com uma equipe de quase quatro mil gerentes especializados em atender os pequenos e médios empresários. Segundo informações do diretor de Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil, Ilton Luís Schwaab, os gerentes passam por uma trilha de aprendizado que contempla treinamentos sobre mercado, crédito, produtos para o segmento, processos, soluções e gestão.
O consultor do Sebrae-PR e coordenador estadual de acesso a serviços financeiros, Flavio Locatelli Júnior, afirma que a principal dificuldade do empreendedor no relacionamento com o banco está no desconhecimento da gestão financeira do seu negócio. Os bancos que conseguirem fazer a leitura desse cenário, adequando os produtos e serviços, devem sair na frente.