A Renault está em busca de estudantes universitários para um programa de inovação. Não é estágio. O Renault Experience é como um desafio. As equipes recebem apoio da montadora para tentar desenvolver um produto. Os três melhores colocados faturam uma aceleração de R$ 30 mil mil para desenvolver sua startup.
Finalistas desenvolveram tecnologias inovadoras para usar no carro
O programa funciona como uma espécie de incubadora dos projetos universitários. Em cada etapa, a montadora auxilia os inscritos a moldarem seus projetos no formato de startups. Todos os inscritos têm acesso a uma "caixa de ferramentas" (toolboxes, no jargão startupeiro).
Estas caixas de ferramentas são compostas por tudo o que é necessário para desenvolver cada uma das atividades com conteúdos, desde vídeos que explicam o que é e para que serve, documentos necessários para a correta execução até dicas práticas que só quem já fez pode oferecer pra vocês
As inscrições podem ser feitas até 15 de janeiro (o prazo inicial era dezembo, mas foi prorrogado). A ideia é que os estudantes aproveitem este período para adequar os projetos ao modelo de startup.
LEIA MAIS sobre empreendedorismo, finanças pessoais e carreira
Os 30 melhores projetos avançam para a próxima fase, de validação da proposta. É nessa hora que os universitários vão para o mercado testar a viabilidade das ideias.
É nesta etapa que entra a mentoria dos executivos da Renault e de representantes de organizações parcerias, como a aceleradora Hotmilk, que fica em Curitiba.
Esta fase, chamada Business Lab, começa em fevereiro de 2018, e dura 12 semanas. Ao final desta etapa as equipes se apresentam para uma banca, e os três melhores colocados vão para um programa de aceleração presencial.
Tecnologias inovadoras saíaram da cabeça dos estudantes
Tecnologias inovadoras de mobilidade urbana nasceram nasceram das edições anteriores do Renault Experience. Dos três finalistas da última edição, dois desenvolveram aplicações para melhorar a segurança do usuário de carro. Uma terceira tenta melhorar a mobilidade, otimizando o uso de vagas de estacionamento.
O Smart Security é um sistema que se integra ao alarme do carro e avisa quando algo acontece com o carro. Se um bebê ou animal é esquecido dentro do veículo, ou se um assaltante tenta arrombar o carro, ele apita.
O OnChange se dedica à segurança do usuário de outra forma. Ele é um "mecânico virtual", que informa se a gasolina que entrou no tanque é de boa qualidade, e alerta se as peças estão no fim da sua vida útil.
Já o Park Care é uma espécie de "Uber do estacionamento". Nele, quem tem espaço sobrando em casa pode cadastrar vagas de estacionamento privadas para alugar.
As três startups participaram do programa de aceleração da Renault em parceria com a Hotmilk, em Curitiba, entre julho e agosto deste ano (2017).
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião