Um novo conceito de fast-food promete chamar atenção de quem gosta de consumir produtos em vending machines – as famosas máquinas de vendas popularizadas pelos fabricantes de bebidas. Acaba de ser inaugurada no Shopping Estação, em Curitiba, a primeira loja da Quickies, marca especializada na venda de croquetes holandeses por meio das vending machines. Apesar de o diferencial estar justamente nas máquinas, todas as lojas da marca possuem também o balcão de atendimento, por conta dos outros produtos oferecidos, como as fritas no cone e os hambúrgueres.
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A franquia foi inspirada na rede Febo de Lekkerste, que atua na Holanda desde 1941 com vending machines de salgados. Diferente dos produtos industrializados que o público está acostumado a encontrar nestas máquinas, no caso da Quickies o mecanismo frita os croquetes na hora e os serve em poucos segundos mediante o pagamento com moedas. Para quem não tiver trocados na hora da compra, há ainda uma segunda máquina ao lado de cada estação de venda, que possibilita a troca das notas.
Os clientes podem provar sabores típicos da Holanda, como o Goulash (croquete recheado com carne esfiada e levemente picante) e o Bami (croquete feito de talharim, frango e legumes). Além do Paraná, a marca já está presente com lojas próprias também em Santa Catarina, e a partir deste ano pretende começar a comercializar as primeiras franquias.
De acordo com Marcus de Lima, sócio-proprietário da Quickies, o foco da marca é utilizar o seu conceito exclusivo como forma de atrair franqueados. “Somos um fast food diferente, com jeitinho gourmet , e que oferece uma nova forma de consumo, mais ágil, para quem não está com tempo de enfrentar uma fila,” explica Lima.
Franquia
O modelo de franquia da Quickies já está disponível para quem tiver interesse, e tem um investimento inicial de R$ 250 mil a R$ 300 mil, que inclui toda a instalação da loja – exceto as vending machines, pelas quais o franqueado deve pagar um aluguel que varia entre R$ 400 a R$ 500 por máquina.
Segundo Lima, a quantidade de máquinas que cada ponto necessita é definido mediante um estudo de viabilidade, já que o número varia de acordo com o fluxo de pessoas no local. A empresa tem exclusividade na distribuição das máquinas na América Latina, onde é pioneira neste tipo de experiência de consumo.
A estimativa média de faturamento bruto mensal de uma unidade é de R$ 90 a R$ 150 mil, com uma margem de lucro de 20 a 25%, o que garante uma taxa de retorno do investimento inicial de 18 a 24 meses.
Expansão
Nos próximos 12 meses o objetivo da marca é instalar mais 4 unidades na capital paranaense, parte de um projeto que, independente da venda das franquias, pretende atingir a marca de 100 lojas até 2020, distribuídas em diversas cidades no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.
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