A portuguesa Salch&Pão é especializada em rodoviárias e aeroportos| Foto: Divulgação

Muitas comidas são “modinha”. Cachorro-quente não. Cachorro-quente é tradição. Por isso listamos cinco redes que vendem hot-dog e que trabalham com o modelo de franquias, que pode ser replicado por empresários que quiserem adquirir uma unidade.

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Em geral, são redes que começaram pequenas, em suas cidades, mas que cresceram tanto que começaram a se espalhar para outros lugares do país. Caso da curitibana Au-Au, fundada em 1974 e que trabalha com franchising desde 2011.

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O tradicional lanche é sempre uma opção de comida gostosa e rápida, inclusive para vegetarianos (já que muitas redes incluem a versão sem carne em seus cardápios). Por isso abrir uma loja para vender o alimento, na rua ou no shopping, pode ser uma boa opção de  investimento.

Se você está pensando em abrir uma franquia, preste atenção em algumas coisas. Além do investimento inicial (reforma do ponto comercial, contratação de funcionários e a taxa de franquia, espécie de licença para comercializar a marca), é preciso prestar atenção nas taxas mensais. Em geral as lojas cobram valores fixos, por faturamento. 

Quer saber mais? Saiba se o seu perfil é de franqueador ou franqueado.

Confira abaixo a lista com cinco redes de cachorro-quente que oferecem franquias:

1. Oh My Dog 

Fundado em 2012, o Oh My Dog! oferece lanches requintados, que são servidos no formato gigante, com 32 centímetros, ou grande, com 24 centímetros, a preços atrativos. Criada em Fortaleza, a rede hoje tem mais de 15 lojas espalhadas pelo Nordeste do país.

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Ficha técnica

Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil (não inclui ponto comercial taxa de franquia e despesas pré-operacionais). 

Taxa de Franquia: R$40.000,00 

Royalties: 4% da venda bruta 

Marketing: 2% de venda bruta 

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Vigência do contrato: 5 anos 

2. Hot Dog Brasil 

A Hot Dog Brasil começou na cidade de Jundiaí, em 2007. A rede entrou para o setor de franquias com produtos artesanais e de qualidade. Entre os lanches, há opções vegetarianas e light. A marca também permite a personalização dos lanches. As atuais lojas da rede são no interior de São Paulo. São dois modelos de franquia para investir. 

Ficha técnica

Hot Dog Brasil Family 

Loja de rua 

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Investimento inicial: de R$ 303 mil a R$ R$ 377 mil 

Taxa de franquia: R$ 45 mil 

Espaço físico: 200 a 250 m². Frente mínima de 10 metros. De 80 a 100 lugares mais estacionamento. 

Royalties: 5% do faturamento ou R$ 3,5 mil mínimo 

Hot Dog Brasil Express 

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Shopings, hipermercados ou similares com alto fluxo de pessoas 

Investimento inicial: de R$ 241,5 mil a R$ R$ 286 mil 

Taxa de franquia: R$ 45 mil 

Espaço físico: 36 a 54 m². Frente mínima de 4 metros. Estacionamento e lugares próprios do local 

Royalties: 5% do faturamento ou R$ 3 mil mínimo 

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3. Au-Au 

A Au-Au Lanches é uma tradicional rede de cachorro quente de Curitiba, onde a primeira loja foi fundada, em 1974. Com 11 lojas próprias, a marca entrou para o franchising em 2011. Além das lojas de shopping, a rede trabalha com lojas de rua, onde o atendimento é feito nas mesas e não é cobrada taxa de serviço. Além dos cachorros quentes, a rede oferece massas, saladas e sobremesa. 

Ficha técnica

Loja de shopping 

Investimento inicial: R$ 200 a R$ 300 mil 

Taxa de franquia: R4 60 mil 

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Royalties: 7% da venda bruta 

Funcionários: 10 a 14 

Área: 35 a 50 metros quadrados 

Vigência do contrato: 5 anos 

Loja de rua 

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Investimento inicial: a partir de R$ 500 mil 

Taxa de franquia: R4 60 mil 

Royalties: 7% da venda bruta 

Funcionários: 20 a 30 

Área: 200 a 500 metros quadrados 

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Vigência do contrato: 5 anos 

4. Geneal 

Fundada em 1963, no Rio de Janeiro, a Geneal se popularizou com a venda de ambulantes das ruas e praias. A rede foi uma das que abasteceu a praça de alimentação do Rock in Rio 2017. São três modelos de franquia, de carrinho de rua, quiosque e loja convencional. 

Ficha técnica

Modelo carretino 

Tamanho: 2 a 6 metros quadrados 

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Investimento inicial: R$ 73.000,00 

Taxa de Franquia: R$ 30.000,00 

Estrutura e Equipamentos: R$ 33.000,00 

Capital de Giro: R$ 10.000,00 

Taxa de Royalties: 4% 

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Publicidade: 2% 

Modelo quiosque 

Tamanho: 6 a 9 metros quadrados 

Investimento inicial: R$ 110.000,00 

Taxa de franquia: R$ 40.000,00 

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Estrutura e equipamentos: 60.000,00 

Capital de giro: 10.000,00 

Taxa de Royalties: 4% 

Publicidade: 2% 

Modelo loja 

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Investimento inicial: R$ 180.000,00 

Tamanho: entre 20 e 30 m² 

Taxa de franquia: R$ 50.000,00 

Estrutura e Equipamentos: R$ 110.000,00 

Capital de Giro: R$ 20.000,00 

Publicidade

Taxa de royalties: 4% 

Publicidade: 2% 

5. Salch&Pão 

A Salch&Pão nasceu em Portugal, na Europa, em 1988. Sua proposta é respeitar a tradição dos hotdogs, com cardápios simples e de primeira qualidade. Todos os produtos utilizados nos lanches são de uso exclusivo da marca. No Brasil, já são mais de 20 pontos de venda. Mais de metade dos franqueados possue mais de uma unidade, o que pode ser explicado pelo modelo enxuto, com investimento baixo e pauyback curto, defende a marca. A aposta da rede para expandir no país é em terminais rodoviários, hidroviários e aeroportos. 

Ficha técnica 

Investimento inicial: R$ 45 mil 

Publicidade

Royalties: 8% do faturamento bruto. 

Taxa de publicidade: não cobra