Felipe Matos, da StartUp Brasil.| Foto: /

Referência em empreendedorismo internacionalmente por ser o diretor do programa federal StartUp Brasil, Felipe Matos apresentou um dos painéis mais disputados da Campus Party nesta quarta (27), em São Paulo. Durante 45 minutos, o público pôde ver um passo a passo muito didático de como montar sua própria startup e quais são os principais obstáculos enfrentados por empreendedores no mercado em crise.

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Diversos cases de sucesso, como o site de intercambistas Worldpackers e o sistema de nuvem One Cloud, são alguns dos exemplos de iniciativas que deram certo no meio deste turbulento cenário. “Uma das principais causas de falhas durante a criação de uma startup está nos sócios, que precisam de um contrato antecipadamente em caso de saída”, indica Matos.

Veja abaixo o passo a passo de como criar uma startup de sucesso:

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1 – Ideia

Fale com o maior número de pessoas sobre a sua ideia. Tire da cabeça o medo de que alguém irá roubar sua iniciativa. Essa etapa é importante para extrair feedbacks e gerar networking.

2 – Validação

Não ache que sua ideia é a melhor do mundo. Nesse processo, é preciso encontrar clientes em potencial, e se apaixonar pelo problema que você quer resolver, e não pelo produto.

3 – Forme um time

É preciso que sua equipe se complemente. Portanto, a dica de Felipe é que cada pessoa atenda a alguma habilidade específica resolvendo as quatro competências – tecnologia, operação, vendas e gestão.

4 – Acordo de sócios

Esta é uma das principais causas de falência, segundo Matos. “30% das falhas é por brigas entre sócios”, detalha. Nesta etapa, a dica é fazer um acordo entre os sócios, como um contrato social mesmo, detalhando as multas e os acordos em caso de desistência e saída do negócio. Felipe sugere ainda o chamado “vesting”, em que, ao sair, o sócio recebe sua proporção gradualmente, para que a empresa consiga se desenvolver e retornar o investimento inicial sem impactos bruscos.

5 – Modelo de negócio

Encontre um modelo que funcione. Construa um modelo de negócio e “pivoteie” – mude de estratégia de acordo com os testes no mercado. Em caso de dificuldades nesta etapa, Felipe recomenda a parceria com empresas como o Sebrae, que fornecem este serviço.

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6 – Defina métricas

Fuja das chamadas “métricas da vaidade” – números que parecem relevantes, mas que não agregam potencial ao serviço (como o número de acessos de um site, ao invés de usuários únicos). Aqui deve-se estabelecer métricas que realmente desenvolvam o negócio, de acordo com a sua área de atuação: usuários únicos, usuários ativos do aplicativo, etc. E montar prazos para estas métricas.

7 – Agilidade e apoio

Após o modelo e métricas bem determinados, Felipe indica pisar no acelerador. Agora é a hora de procurar capital para crescer e buscar os melhores canais, regiões para se ampliar a atuação.

8 – Planejamento para captar recursos

Determine quais são as necessidades do capital, quanto e quais os objetivos para ele. Caso o investidor apresente muito interesse, tenha apoio de uma assessoria jurídica, que irá indicar quais contratos realizar e de qual forma. Outra dica, nesta etapa, é procurar programas de fomento, como o Senai, a Seed e a StartUp Brasil. “Já investimos R$ 40 milhões em mais de 200 startups do país dentro do StartUp Brasil”, enumera Felipe.

9 – Construa uma cultura e valorize seu time

As empresas que mais crescem são aquelas que não abrem mão da sua identidade e da valorização do funcionário, mesmo que o crescimento tenha obrigado a criação de processos dentro da companhia.

10 – Pense grande

Por fim, com o negócio andando, a dica é bem óbvia – pense alto, amplie seu nicho de vendas, sem se prender ao Brasil. Um mundo inteiro está ali fora aberto para novas ideias e produtos.

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